A FAB realizará, no dia 25 de março, o voo de inspeção para homologação do Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão – PAPI do Aeroporto de Jericoacoara. A data foi confirmada durante reunião realizada no Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, entre o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias - DER, coronel Paulo Edson Ferreira, e o chefe de operações, coronel aviador Paulo Magela.
A inspeção será realizada pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV da FAB, no Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz. Durante o voo, a equipe também realizará e avaliará o procedimento RNAV, responsável por fornecer aos pilotos a trajetória por meio do sistema GPS, que baliza a navegação aérea, além das rotas de aproximação para pousos e decolagens com operação de instrumentos (IFR) em SSVV em qualquer condição de tempo, seja ele diurno ou noturno.
O PAPI e o RNAV são itens obrigatórios, exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a certificação e início da operação de voos regulares comerciais do Aeroporto de Jericoacoara. Através de um sistema de luzes, o PAPI informa aos pilotos a altitude correta e precisa em que se encontra o avião, quando este se aproxima da pista para realizar o pouso. O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas náutica (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas náutica (37 Km) à noite. “A instalação do PAPI, acompanhado do RNAV, minimizará os problemas com cancelamentos de voos ou aterrissagens devido à condições meteorológicas desfavoráveis”, ressalta o coronel Paulo Edson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário