Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2018

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM / A CIDADE-TEATRO IMPRESSIONA PELA SINGULAR ARQUITETURA

Sob o céu do agreste pernambucano segue uma estrada contínua de vegetação e inúmeras serras. Casarões e casinhas de taipa e barro vão se confundindo com a paisagem. Assim é o caminho ao centro de Brejo da Madre de Deus. Localizada a 202 km do Recife, duas origens distintas explicam a escolha do nome. “Brejo”, em virtude de um acidente geográfico situado em meio a um vale formado pelas serras da Prata, Estrago e Ponto; e “Madre de Deus” devido ao nome dado ao hospício fundado pelos padres da Congregação de São Felipe Nery, às margens do riacho Madre de Deus.
Com uma área de 762 km² de história, beleza e cultura, a cidade encanta cada vez mais turistas do Brasil e do mundo. E em se tratando de turismo destacam-se como grandes atividades econômicas a confecção, o comércio e os serviços associados aos centros urbanos, além da pecuária e da agricultura. O clima semi-árido, com temperatura média em torno de 25ºC, favorece o cultivo de hortaliças e frutas. Porém a especial admiração dos visitantes está no artesanato local.
Mas quem vai a Brejo também encontra religiosidade. Conhecida como maior atrativo de Fazenda Nova, a cidade-teatro de Nova Jerusalém impressiona pela arquitetura. A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 m e 70 torres. Há mais de quatro décadas, durante a Semana Santa, é realizado o espetáculo da Paixão de Cristo. O sentimento religioso se estende as Igrejas, Capela, Catedrais e festas como a de São José, padroeiro da cidade e os festejos de Sant'ana.
A ENCENAÇÃO - O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.
ARTISTAS DE DESTAQUE - Neste 2018, como nas encenações dos anos passados, nomes de destaque da dramaturgia nacional estarão vivendo os maiores papéis da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. 
O ator Victor Fasano será o rei Herodes na temporada. Ele estará, contracenando com Nicole Bahls, que será a rainha Herodíades, e com Renato Góes, que fará o Papel de Jesus.
Outro artista famoso que estará em cena será o ator Kadu Moliterno que fará o papel do governador Pilatos na temporada 2018 da Paixão de Cristo. 
Na gravação das imagens espetáculo, cuja próxima temporada acontecerá de 24 a 31 de março de 2018, ele contracenou no cenário do fórum de Pilatos com o ator Renato Góes (Jesus) e dezenas de figurantes vestidos de centuriões, soldados e gente do povo da Galileia dos tempos de Cristo.
A atriz pernambucana Fabiana Pirro está retornando aos palcos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém para viver o papel de Maria, mãe de Jesus, personagem que interpretou em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário