Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2018

SALVADOR NA RETA DO CENTRO DE CONVENÇÕES

NOVO CCB TERÁ ORDEM EM ABRIL - Finalmente, o novo Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, tem oficialmente anunciada a assinatura da “ordem de serviço” para o próximo mês de abril. O Prefeito Municipal, ACM Neto anunciou definitivamente que a licitação para a construção do importante equipamento terá a sua conclusão em abril.
Com já revelamos anteriormente, o novo CCB será construído na área conhecida como “Aeroclube”, pois ali funcionou durante muitos anos o Aeroclube de Salvador, desativado, já há alguns anos, dando lugar a um espaço privilegiado pela sua dimensão e pela sua localização estratégica. A beira-mar, bem em frente ao local onde o antigo CCB funcionou até a sua desativação, localiza-se, oficialmente no bairro da Boca do Rio.
VALORES FORAM MAJORADOS - Por consequência de terem sido realizados alguns ajustes no projeto original, o prêço inicialmente estimado, que era de R$112 milhões, foi atualizado para R$126 milhões, alterando, assim, o orçamento fixado de começo. No entanto, a previsão é de que, em virtude da já estimada disputa acirrada pelos concorrentes à sua construção, é de se esperar, inclusive, que esses valores sejam, em verdade, reduzidos.
O que a Prefeitura de Salvador, então, espera é que o preço que venha a ser contratado deva ser menor do que aquele publicado para a licitação. Alguns itens foram necessários para a sua inclusão no projeto original, ração pela qual os valores estimados de começo foram alterados.
UM BELO PROJETO PRONTO E ACABADO -  Uma área de nada menos do que 103 mil metros quadrados está sendo reservada no espaço do Aeroclube, bem em frente ao mar, e se destinará à construção do novo Centro de Convenções, que terá a capacidade para abrigar, em eventos, 14 mil pessoas, simultaneamente. Ao lado disto, uma área de 34 mil metros quadrados será construída ao lado de duas outras áreas destinadas à realização de espetáculos de todos os gêneros. A capacidade dessas áreas é de poder receeber até 40 mil pessoas. 
UM EQUIPAMENTO COMPLETO -  Na conformidade do projeto que dará lugar ao novo CCB, a previsão é de que contenha nada menos do que oito auditórios, além de mais 28 salas destinadas a reuniões, as quais, conforme o traçado original, poderão se transformar em camarotes para os shows internos. Além disto, o novo equipamento contará com nada menos do que 1.480 vagas para estacionamento de veículos, incluindo taxis e ônibus.
É de lembrar que o antigo CCB já estava totalmente obsoleto, pois construído há cerca de 40 anos, não dispondo dos mais modernos requisitos que, hoje, são indispensáveis a um espaço dessa natureza. A cada evento, novas adaptações vinham sendo introduzidas. Com o novo Centro, todas essas dificuldades serão eliminadas definitivamente. 
COMUNIDADE NA ESPECTATIVA - A comunidade turística baiana está ansiosa para testemunhar o início da construção do novo CCB, porquanto a cidade do Salvador ficou desguarnecida com a desativação do antigo Centro de Convenções, já com mais de 40 anos de construído. É lembrado de que a sua desativação decorreu do fato de ter ocorrido o desabamento de parte da sua estrutura, o que inviabilizou, totalmente, o seu funcionamento.
E aconteceu precisamente no momento em que vinham sendo realizadas obras destinadas à sua conservação. O incidente não deixou margem para que pudesse ser recuperado, até porque as obras que se realizavam já vinham com o atrazo de mais de dez anos.
EVENTOS PODERÃO SER PROGRAMADOS - Assim que se iniciem as obras, e diante dos prazos para a sua conclusão, as empresas organizadoras de eventos já iniciarão a corrida para captar novos e grandes eventos, que se destinarão àquele espaço. Esperam-se, tão-somente, que o início da construção seja, definitivamente, estabelecido, logo após a conclusão da licitação.
Nesse sentido, o próprio CBTur, Conselho Baiano de Turismo que, por sinal, está presidido pelo, também, Presidente da ABEOC – Associação Baiana das Empresas Organizadoras de Eventos, já se articula junto à organização “Salvador Destination” a fim de que o esforço de captação comece a ser programado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário