Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 23/03/2018

SEMANA SANTA DIFERENTE – Não é desilusão, nem tão pouco saudosismo. Mas sou espetador de que as últimas Semanas Santas não são nem sombra das que vivenciei, até um pouco além de 1950.  Lembro que naqueles idos de modo geral o cearense se continha para participar dos atos em memória dos últimos dias de Jesus na terra. Os santos das igrejas eram cobertos de roxo; nas confissões enfrentava-se fila para “contar os podres”  ao vigário; respeitava-se os dias de jejum, enfim vivia-se um tempo diferente. Os tempos, contudo, mudaram e as tradições, os costumes, a maneira de viver, tudo está ficando para trás. Afora a religião católica, surgiram fortes outros segmentos de fé. Já não se registra uma Semana Santa como no passado. Ela ainda existe? Nas últimas décadas, o mundo brasileiro mudou quase radicalmente. A  mocidade explodiu, reivindicando outra maneira de viver. Na música, os gostosos sambinhas e chorosas canções que refletiam o amor apenas são saudades. Enfim, com passos acelerados apareceu nas comunicações a Internet, a mídia eletrônica, que a passos largos criou novos costumes, novos caminhos,  novas maneiras de se  viver. O hoje é quase uma ficção, pois os novos tempos surgem como um relâmpago. O mundo moderno, também como um relâmpago, em instantes fica para trás. Felizmente ou infelizmente ainda sou personagem desta ficção, nos meus mais de nove decênios. Neste Universo para mim diferente, sou um estranho expectador. Não reclamo. Vou de bubuia, como dizia meu mesmo de jornalismo e de vida Audifax Mendes. 
REVITALIZAÇÃO DE FORTALEZA - Durante coletiva de imprensa na Cidade da Criança, o prefeito Roberto Cláudio lançou o edital da primeira edição do Concurso de Ideias para revitalização Parque da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa busca selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para a revitalização de espaços públicos municipais, votados e escolhidos pela população por meio dos totens interativos do projeto “Você faz Fortaleza”.
Podem participar do concurso profissionais arquitetos e urbanistas, podendo se inscrever como pessoa física, jurídica, individualmente ou em grupo. As propostas apresentadas serão examinadas por uma banca julgadora, composta por representantes da Prefeitura de Fortaleza, além de arquitetos e urbanistas de renome.
Os vencedores dos projetos selecionados, além de contribuírem com uma obra de suma importância imaterial e histórica para a cidade, receberão ainda uma premiação em dinheiro. A previsão da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2019.
CHOCOFEST - A programação do maior evento de Páscoa do Brasil será intensa e promete encantar mais de 150 mil visitantes que devem chegar à Serra Gaúcha para um dos períodos mais concorridos do ano e que provoca maior participação pública e infantil, a Páscoa. As ruas de Nova Petrópolis/RS já começam a receber a decoração e o colorido dos personagens:  coelhos, ovos, fachadas e vitrines decoradas, além de guirlandas, doces e muitas flores. A Rua Coberta da cidade se transforma em um mundo lúdico e passa a se chamar Planeta das Guloseimas, com feira, personagens, brinquedos, chocolates e muitas atrações ao longo do dia.
A 20ª edição da Chocofest, evento que migrou de Gramado para Nova Petrópolis e se uniu ao evento Magia da Páscoa, começou na noite de ontem,  22, a partir das 19  horas,  com o preview do evento, com a apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e do espetáculo Teatral Escola de Bonecos. O show beneficente e teve arrecadação de alimentos que serão entregues para a APAE do município. 
Hoje, às 18 horas, ocorre a Solenidade de Abertura com a entrega da chave do município ao Conde Guloseima, anfitrião e personagem principal do evento, e que chegará a Nova Petrópolis com uma turma de personagens animados e que farão a festa.
AÇÃO PROMOCIONAL DA ABAV/CEARÁ -   Com o título “Venha descobrir o Ceará” e com a pujança dos seus 45 anos de undação comemorados no último dia 15, a Abav/Ceará, através dos Executivos de vários hotéis que integram, afora também executivos da Secretaria de Turismo do Ceará, iniciaram na segunda-feira, 19,  e prosseguem até o dia 23, uma ação promocional nas cidades de São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e Franca. Constam na pauta dos eventos uma capacitação que apresentará a infraestrutura turística do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado. 
IMPORTANTE REUNIÃO – A Câmara Setorial da Cadeia de Produtos e Eventos do Ceará, sob a presidência da empresária Enid Câmara,  na próxima quarta-feira, 28, pela manhã, na ADECE, reunirá o mundo turístico do Estado a fim de debater os mais importantes assuntos da área; Parte importaante do evento será as palestras que farão Ticiana da Mata Gentil Parente, Francisco José Roberto do Amaral e Karina Frota, versando, respectivamente sobre Concessões e  Impacto das Exportações do Ceará no Crescimento da Economia e da Geração de Oportunidades.  
NOVA ROTA DA LATAM – Na tarde do último dia 16, decolou do aeroporto de São Paulo/Guarulhos, às 15h55, o primeiro voo da LATAM Airlines Brasil para Roma, operado por um Boeing 767, que acomoda 191 clientes em classe Economy e 30 em Premium Business. Esta é a primeira operação da LATAM na nova rota, que inaugura o seu segundo destino na Itália, depois de Milão.
O voo JJ8180 da LATAM decolará de São Paulo/Guarulhos às 15h55 nas quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, e pousa em Roma às 7h55** do dia seguinte, em uma viagem com 12 horas de duração.
Registre-se que, em 2017, o Grupo LATAM  inaugurou 26 novas rotas internacionais, incluindo São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo, Lima-Barcelona, Santiago-Melbourne e Lima-San José (Costa Rica). Neste 2018,  a companhia pretende inaugurar mais 24 novas rotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário