Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

CEARÁ MAIS ATUANTE NO TURISMO

O final de semana foi de muitas euforias, por membros dos governos estadual, municipal e do trade turístico de Fortaleza pela inauguração do badalado “HUB”, envolvendo a Air France/ KLM/ Gol, incluindo o batismo de aeronaves, oriundas de Amsterdã (Holanda) e de Paris( França), trazendo a bordo o governador Camilo Santana e esposa, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o secretário do Turismo do Ceará, Ariado Pinho e esposa, para citar algumas autoridades de destaque e os passageiros, claro.
A Imprensa de Fortaleza e as mídias sociais fizeram  ampla cobertura do evento, merecendo até editorial (jornais Diário do Nordeste e O Povo), que, ao lê-las, deixou-nos também eufóricos,  porém nossa euforia não nos exime de que façamos algumas considerações a respeito dessa conquista para o turismo cearense. Se o Hub, como foi noticiado, em chamada de primeira página do jornal Diário do Nordeste, como o maior do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo, é evidente que seja não, apenas, o maior e, sim, o melhor, o que é mais importante. É que ser grande e não funcionar, a contento, não poderá ser motivo de orgulho e de satisfação para quem utiliza o terminal aeroviário internacional Pinto Martins e população cearense.
Dissemos, no artigo anterior, no jornal Rota do Sol Turismo, que a Fraport, empresa alemã, gerindo, administrativamente, nosso Pinto Martins, tem a obrigação de torná-lo moderno e funcional ( em tudo),  tanto interna, quanto externamente em termos de infraestrutura e prestação de serviços. E, agora, com mais responsabilidade, pela razão acima mencionada: o funcionamento do Hub, que, com certeza – espera-se – ativará, em cadeia, diversos segmentos do turismo em nossa capital e no interior, sobretudo nos 65 municípios turísticos do Estado, se não nos falha a memória.
Gostamos das opiniões de autoridades e representantes do trade turístico local, todos afirmando tratar-se de um momento relevante e inesquecível, com o aumento de voos internacionais a Fortaleza e Jericoacoara, provavelmente, mais tarde, quem sabe o aeroporto de Aracati. O certo é que a largada foi dada e, daqui para frente, os responsáveis pelo Hub Air France/KLM e Gol, incluindo a empresa alemã Fraport, trabalhem, de forma profissional, transparente, ética e fazendo o melhor, para o engrandecimento e consolidação da denominada “Indústria sem chaminés” em plagas cearenses.
Bem! Ante o exposto, garantimos que potencial turístico o Ceará e sua hospitaleira capital possuem, não se limitando, apenas, a lindas e ensolaradas praias, bem como paisagens belíssimas com climas agradáveis nas regiões serranas (Planalto da Ibiapaba, Chapada do Araripe, Chapada do Apodi, Maciço do Baturité, para citar as principais), mas nos sertões cearenses, embora com temperaturas elevadas, mormente em épocas de secas, há atrativos turísticos, que merecem ser visitados também. 
Por último, lembramos que, se estrangeiros virão, em maior número, para conhecer o que há de belo, útil e agradável, em Fortaleza e outras localidades interioranas, há necessidade ( isso foi dito pelo secretário estadual do turismo do Ceará, Arialdo Pinho, em reunião com o trade turístico), urge que os empresários do ramo, treinem seus trabalhadores, inclusive incentivando-os a fazer cursos de, pelo menos, dois idiomas, Inglês e Francês. Recomendou, também, Arialdo Pinho, cuidados, com a parte de saneamento básico, pois turistas estrangeiros e nacionais  não aceitam visitar polos turísticos, nos quais sejam presenciados esgotos a céu aberto, águas de rios, açudes e de mares poluídas, além de sujeira, em ambientes públicos, sem falar de crianças drogadas, trabalhando como flanelinhas, às vezes, praticando assaltos a pedestres e a passageiros de veículos ou, ao longo da orla marítima. 
Disse mais o titular da pasta estadual do turismo que apelar somente para turismo de praias, de Sol o ano inteiro, de eventos e de negócios, todos são importantes, mas tem-se de desenvolver o turismo cultural e chegou até a comentar que Fortaleza é para ter atrações culturais, diariamente, dentre shows artísticos e outras modalidades de programas culturais. Bem, amigo leitor, extrapolamos o espaço, que nos é concedido, pelo editor deste jornal on line, o amigo José Carlos de Araújo, um dos decanos da Imprensa Cearense no turismo. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário