Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

ÔNIBUS PANORÂMICOS - MEIO PRÁTICO E DIVERTIDO DE CONHECER CIDADES

Os ônibus abertos com dois pisos e as jardineiras com visão panorâmica dos pontos turísticos são linhas especiais que transportam os visitantes para os atrativos em diferentes cidades do mundo e estão cada vez mais frequentes nos destinos brasileiros. Em alguns casos, a narração do trajeto é feita em mais de um idioma por guias profissionais ou através de áudio. Em Curitiba (PR), a Linha Turismo circula pelos principais atrativos da capital paranaense das 9h às 17h30. O passeio de 45 km dura cerca de três horas. O turista pode circular sem parar ou, após o primeiro embarque, descer e reembarcar no ônibus em até quatro pontos desejados. São 25 paradas ao longo do trajeto, com intervalos de 30 minutos entre um veículo e outro. Um dos pontos de partida é a Praça Tiradentes, onde fica a Catedral da cidade.
Em Porto Alegre (RS), a Linha de Turismo faz dois roteiros pelos atrativos turísticos da capital. No tour histórico o visitante sobe e desce do ônibus até cinco vezes para conhecer atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central da capital. O passeio, sem pausas, dura 1h40. Os ônibus passam nas paradas de hora em hora das 9h às 16h. O outro ônibus de turismo circula pela zona sul de Porto Alegre. As principais atrações ao longo do trajeto, sem paradas, são as paisagens naturais como a praia de Ipanema na orla do Lago Guaíba e a vista geral da cidade do alto do Morro da Pedra Redonda. O tour de 1h30 sai às 10h e às 15h da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, na Cidade Baixa.
Conhecer Brasília, em um passeio panorâmico no ônibus de dois andares, deixa o visitante ainda mais encantado com a arquitetura monumental. O tour de 2h30 percorre 22 atrativos turísticos da capital da República considerada um museu aberto e reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial. Os passeios saem as 10h30, 14h e às 16h30 com três paradas na Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes e Palácio da Alvorada. As paradas de desembarque são na torre de TV e no Brasília Shopping, o mesmo ponto de partida.
Em Florianópolis (SC) o ônibus faz vários roteiros. O mais completo por toda a Ilha de Santa Catarina dura, em média, 10h com sete paradas, inclusive para o almoço. Os principais atrativos do Centro Histórico, fortalezas, praias badaladas, lagoas e comunidades de origem açoriana da capital catarinense estão no roteiro. Os passeios saem do Shopping Iguatemi com dias e horários específicos para os diferentes roteiros. O tour panorâmico também é feito em Balneário Camboriú e Itajaí. O passeio dura 3h30. Já as tradicionais jardineiras coloridas de Balneário Camboriú deixam a Barra Sul a cada 20 minutos e percorrem os 6 km da Avenida Atlântica. O serviço funciona até 1h da manhã. Já na alta estação elas circulam 24h.
No Rio de Janeiro as saídas são da Praça General Osório, em Ipanema. O passeio vai até a zona portuária no Centro Histórico e dura 3h. O tour percorre cerca de 20 atrações turísticas, entre elas, a Orla, Pão de Açúcar, Lapa e Praça Mauá (Boulevard Olímpico). Os embarques e desembarques são ilimitados das 8h às 18h, e acontecem a cada 40 minutos.
Em São Paulo, o passeio da linha Circular Turismo dura 3h e percorre 11 atrativos locais. As saídas de segunda a sábado são às 9h, às 12h40 e às 16h. Aos domingos e feriados, às 10h, às 13h40 e às 17h, a partir da Praça da República. As principais paradas são no bairro Liberdade, Estádio Pacaembu (Museu do Futebol), Avenida Paulista (Masp e Casa das rosas), Parque Ibirapuera, Centro Cultual São Paulo, Pateo do Collegio e Theatro Municipal.
EM FORTALEZA -  Conforme promessa do prefeito Roberto Cláudio, no final do ano passado, Fortaleza terá  duas novas linhas turísticas de transporte. Uma linha especial, com tarifa, única passando pelos principais pontos turísticos da Capital, com veículos de modelo double decker e panorâmicos, com previsão em breve tempo   A outra, já concretizada, foi o retorno da linha especial que interliga o Aeroporto Internacional Pinto Martins à zona hoteleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário