Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

NO FINAL DO MÊS, NO CENTRO DE EVENTOS - MINICURSOS NA PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DA ASSEMAE

Minicursos serão destaque na programação do 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae,  importante encontro que acontecerá de 27 a 30 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Parte de destaque da programação  será a promoção de seis minicursos, de até quatro horas, buscando capacitar os municípios para temas do saneamento básico.  As inscrições devem ser solicitadas pelo site www.assemae.og.br/congressonacional.
O primeiro minicurso ocorrerá dia 28 de maio, com a participação de especialistas do Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água (ProEESA), promovido pela parceria entre os governos brasileiro e alemão. A atividade orientará como identificar o potencial de economia no bombeamento de água. No mesmo período, será realizado o segundo minicurso, que abordará o passo a passo para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, sob a coordenação do especialista em Infraestrutura do Ministério das Cidades, Alexandre Godeiro.
No dia 29 de maio, a programação seguirá com o Plano Nacional de Capacitação da Assemae, que vai explorar a gestão e engenharia de resíduos de estações de tratamento de águas de abastecimento, incluindo a colaboração do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Sérgio Cordeiro. As capacitações seguem, novamente, com a equipe do ProEESA, dessa vez abordando a eficiência energética e a economia pela gestão de faturas elétricas.
No último dia de evento, os minicursos terão duração de duas horas. Dentro da temática de eficiência energética, os especialistas do ProEESA vão orientar o público quanto aos procedimentos para chamadas públicas do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Além disso, a farmacêutica e bioquímica da Superintendência Estadual da Funasa do Pará, Tânia Chada, debaterá a importância da qualidade e tratamento da água, focando em sistemas alternativos como o Programa SaltaZ.
A programação geral inclui painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos e feira de saneamento básico. São esperados mais de dois mil participantes, com municípios de todas as regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário