Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 23/11/2018

A MAGIA DO CIRCO - Este mês de novembro foi repleto de excelentes ofertas para o turismo do Ceará, incluindo a Capital e cidades do interior. Para nós, em particular, uma delas trouxe gratas recordações.  O 5º Festival Internacional de Circo do Ceará, com a participação de mais de 50 artistas/companhias do Brasil e artes circenses para públicos de todas as idades, nos
lembrou os “bons tempos” de criança e adolescente numa Fortaleza ainda engatinhando para se tornar a megalópole que hoje é.  Há! Como a cidade se mobilizava com a chegada dos grandes circos como o Stankowich, o Circo Nerino, o Circo Fekete, o Circo Garcis montados quase sempre na Praça do Pelotas, ao lado da Caixa D'água, atingindo o local em que é hoje o Instituto José Frota. Ou no vazio da Praça dos Voluntários, hoje ocupado por prédios da Polícia e do Palácio Iracema (atual Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza).  Como fascinavam as exibições nos trapézios, no “Globo da Morte”! Como os palhaços divertiam não só a criançada mas os adultos também! Como chamava a atenção os números com animais exóticos para nós como os leões, os elefantes, os dromedários e até os kangurus, que lutavam boxe! A magia dos circos contaminava a todos, com cicatrizes maiores entre as crianças e jovens. Tempos marcantes, aqueles. Nos levam a recordar o saudoso Ataúlfo Alves, na sua obra prima “Meus Tempos de Criança”: “Eu não sei pra que que a gente cresce/ Se não sai da gente essa lembrança”.  Daí, na incerta estrada em que ando, nos meus quase, quase 93, é tristemente gostoso lembrar que “Eu era feliz e não sabia”...
UM CAMPEÃO COM PERSONALIDADE – Não há como escapar.  A nostalgia de bons momentos idos e vividos vem sempre à mente quando ocorrem fatos que nos levam a esses gostosos pensamentos. Mas, conosco – e penso que com muitos dos que se tornam “matusalém”, a paixão futebolística não arrefece. Vivemos sempre atualizados, com os sofrimentos e a alegrias se revelando com o passar dos anos. Por que não dizer que este 2018 não foi um ano de muita satisfação. O nosso “Fortaleza Sporting Clube”, justamente nas comemorações do seu centenário de fundação, conseguiu uma glória jamais alcançada pelos clubes nordestinos.  Com um atuação quase sempre positiva a partir das primeiras rodadas, sagrou-se campeão brasileiro da Segunda Divisão do Brasileirão. E o feito notável veio com duas rodadas antes do término do referido campeonato, que liderou a partir das rodadas iniciais. O sofrimento pelas tentativas frustradas de oito anos antes quando quase classificado não ascendia à Segundona. Em casa, em espírito estava na bonita festa da excepcional comemoração. Depois de tanta festa, dormi como um anjo. Mas nossa alegria só será completa se o mais ferrenho adversário do “tricolor de aço” do Pici, o Ceará Sporting Clube, conseguir manter-se. também, na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. O “Ceará” é adversário aqui no nosso campeonato, mas é uma grande equipe e que honra o futebol cearense. Na Primeira Divisão, a rivalidade certamente continuará. Mas aí veremos com quantos paus se faz um jangada...   
FABULOSA FÁBRICA DE CERVEJA -  Os sócios da Fabulosa Fábrica de Cerveja, Guilherme e Mirna Dreher, receberam convidados na última terça-feira, 20, em festa de lançamento oficial do empreendimento. O evento foi realizado no próprio parque temático, com gastronomia assinada pela equipe do Downtown Pub, bar da Gram Bier.
A Fabulosa Fábrica de Cerveja, projeto inédito no país, promete surpreender turistas e visitantes. “Nessa mini fábrica, montada dentro de um cenário, iremos oferecer às pessoas uma experiência inédita, que aguça a curiosidade e torna o passeio inesquecível. Ao participar desta viagem no tempo, só restarão boas lembranças para todos”, explica Guilherme.
15,5 MIL TURISTAS À USINA DE ITAIPU - O movimento nos quatro dias do feriado prolongado da Proclamação da República superou a previsão do Complexo Turístico Itaipu, fechando em 6 mil visitantes a mais do que o projetado.
Os atrativos da usina de Itaipu Binacional receberam 15.526 visitantes durante os quatro dias do feriadão da Proclamação da República, de quinta-feira (15) a domingo (18). Os números da visitação foram melhores do que o esperado. A visitação superou em 60% a expectativa do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que projetava receber 9,5 mil visitantes nos quatro dias.
Durante o feriadão, o CTI ampliou os horários de saída para a Visita Panorâmica, a com maior procura turística. O esquema foi bem-sucedido: apesar dos 6 mil turistas a mais e da lista de espera, o atendimento foi
tranquilo e comemorado pelas equipes do Turismo Itaipu. Como, em 2017, o 15 de novembro caiu em uma quarta-feira, não houve feriado prolongado no período, um motivo a mais para celebrar o resultado de agora.
O movimento dos últimos feriados tem ajudado a impulsionar os dados de visitação à Itaipu neste ano. Desde 1º de janeiro, foram 516.825 visitantes, isso apenas do lado brasileiro de Itaipu, com acesso pelo CTI.
Deste total, 329.255 pessoas fizeram a Visita Panorâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário