Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CEARÁ CONSOLIDANDO IMAGEM TURÍSTICA

Em nossa opinião, comungamos com a solicitação de alguns representantes do trade turístico, de ser necessário divulgar mais o turismo de eventos (negócios), visto tratar-se de um segmento importante, economicamente, para empresários, funcionários, os cofres do Estado e a população, considerando-se o fato de turistas de eventos gastarem, comprovadamente, mais do que os de lazer. Necessário se faz ainda desenvolver o turismo cultural, mediante a promoção de peças teatrais, shows artísticos e outras modalidades da cultura cearense e a gastronomia regional, se possível, diariamente, tornando a capital cearense uma cidade mais atraente e festiva. 
A Imprensa, de modo geral, e as mídias sociais vêm fazendo ampla cobertura do “Boom” turístico cearense, mormente pelo funcionamento do Hub (Centro de Conexões),  da Air France/KLM/GOL, apontando-o como o maior do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Quanto a nós, desejamos que seja não somente o maior e, sim, o melhor, o que é mais importante. É, minha gente, que ser grande e não funcionar, satisfatoriamente, jamais poderá ser motivo de orgulho e de contentamento para quem utiliza o terminal aeroviário internacional Pinto Martins (Não aceitemos o fato de a Fraport excluir o nome do imortal Pinto Martins, aviador cearense, nascido em Camocim-CE).
Já comentamos, no jornal Rota do Sol Turismo, que a Fraport, empresa alemã, gerindo o Internacional aeroporto Pinto Martins, tem a obrigação de torná-lo moderno e funcional (em tudo),  tanto interna, quanto externamente, em termos de infraestrutura e prestação de serviços. E, agora, com mais responsabilidade, pela razão acima mencionada: o funcionamento do Hub, que está ativando, em cadeia, diversos segmentos do turismo, na capital e no interior, sobretudo em Jericoacoara, depois de voos nacionais da Gol.
Para sermos sincero, gostamos das opiniões de autoridades e representantes do trade turístico local, todos afirmando tratar-se de um momento relevante e inesquecível, com o aumento de voos internacionais a Fortaleza e a Jericoacoara, provavelmente, mais tarde, quem sabe, ocorrendo o mesmo no aeroporto de Aracati. O certo, minha gente, é que a largada foi dada e, daqui para frente, os responsáveis, pelo Hub Air France/KLM e Gol, incluindo a empresa alemã Fraport, devem trabalhar, de forma profissional, transparente, ética e com a vontade política, com vistas a realizar o melhor para o engrandecimento e a consolidação da denominada “Indústria sem chaminés” em plagas cearenses.
Na oportunidade, lembramos que, se estrangeiros chegam, em maior número, para conhecer o que há de belo, útil e agradável, em Fortaleza e em outras localidades interioranas, há necessidade (isso foi dito pelo secretário estadual do turismo do Ceará, Arialdo Pinho), em uma das reuniões, com o trade turístico, presidida pela atual presidente da ABEOC-CE e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, na Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), atuante e competente Enid Câmara, que os empresários do ramo, precisam capacitar seus trabalhadores, inclusive incentivando-os a fazer cursos de, pelo menos, dois idiomas, Inglês e Francês. 
Recomendou, também, Arialdo Pinho, que é preciso cuidar, também, no tocante ao saneamento básico, pois turistas estrangeiros e nacionais não querem visitar polos turísticos, nos quais sejam presenciados esgotos a céu aberto, águas poluídas de rios, açudes, lagos e lagoas e de mares, sem falar de sujeira, em ambientes públicos e da iniciativa privada. Problema sério é a presença de crianças e adolescentes drogados, trabalhando como flanelinhas, às vezes, praticando assaltos a pedestres e a passageiros de veículos. 
Encerrando o artigo desta semana, afirmamos que o potencial turístico do Ceará e sua hospitaleira capital possuem, não apenas lindas e ensolaradas praias, bem como paisagens belíssimas, com climas agradáveis, nas regiões serranas (Planalto da Ibiapaba, Chapada do Araripe, Chapada do Apodi, Maciço do Baturité, para citar as principais). Frise-se que, nos sertões cearenses, embora com temperaturas elevadas, e escassez de água, sobretudo, em épocas de secas, há atrativos turísticos, que merecem ser visitados também.
Por último, os parabéns à prefeitura de Fortaleza, na pessoa do titular Roberto Cláudio, e do secretário do Turismo de Fortaleza, hoteleiro Régis Medeiros, pela necessária e oportuna iniciativa de colocar em circulação, em alguns pontos turísticos da “Loira Desposada do Sol”, dois ônibus turísticos, de dois andares, percorrendo, diariamente, os principais pontos históricos e culturais de Fortaleza. Assim, a Prefeitura visa acelerar o processo de desenvolvimento sustentável do turismo fortalezense. Agora, uma sugestão: que tal posicionar policiais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar do Ceará nos locais de subida e descida de turistas e nativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário