Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O FESTIVAL DO CARNEIRO MOVIMENTA CRATEÚS E O SERTÃO

Hoje e amanhã, 24, acontecerá em Crateús o I Festival de Carneiro da região. O evento inovador pretende reforçar a identidade da culinária dos Sertões cearenses e valorizar o consumo de carneiro entre visitantes e a comunidade local.
O festival será o marco inicial de um projeto que pretende ser um vetor de desenvolvimento da economia local, a partir da estruturação da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura com foco no Turismo e na Cultura regional. Afinal, a culinária da região tem no consumo deste tipo de carne uma das suas características, principalmente por ela ter alto valor nutricional e um sabor único.
Além disso, o Festival servirá, também, para popularizar o uso da carne ovina em pratos diferenciados e que devem ser disseminados nos cardápios, tanto dos meios de hospedagem como nos de alimentação da região. Para assegurar qualidade a essa iniciativa, estão sendo realizados treinamentos, cursos e oficinas, ministrados aos chefs de cozinha locais, para que eles aperfeiçoassem a elaboração e variedade dos pratos, contemplando dos mais simples aos mais refinados.
PREPARAÇÃO - Ao todo, 20 empreendimentos formalizados foram estruturados para participar do evento, com ações que começaram em outubro e vão se estender até 24 de novembro e que envolvem palestras de sensibilização, orientações e formalização de empreendimentos, consultoria em Atendimento ao Cliente, cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, de Culinária regional e de Culinária ovina.
O objetivo é aumentar a produção e comercialização da carne de carneiro da região; fortalecer o setor de ovinocultura, garantindo a atração de novos negócios e geração de empregos; contribuir para o crescimento da gastronomia regional e valorizar a identidade cultural, tornando a cidade conhecida pelos diversidade e criatividade em pratos típicos a base da carne de carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário