Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

FESTURIS – O MAIOR EVENTO PRIVADO DO TURISMO BRASILEIRO

É extremamente gratificante para quem, há seguramente 30 anos, vem sendo testemunha de uma ação ousada, na sua origem, e extremamente vitoriosa na sua consequência. Em 1989 estivemos integrados àquela comunidade que acreditou no ousado ideal de duas garotas que saíram do seu anonimato para, ao longo de uma luminosa e colorida estrada, construir uma obra para a qual toda a adjetivação é dimensão pequena.
MARTA ROSSI e SILVIA ZORZANELLO, então, já iniciadas nos meandros da, ainda, insipiente atividade econômica do turismo, através da hotelaria, sonharam em colocar a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, no mapa internacional dos grandes acontecimentos.
Não somente ousado mas extremamente corajoso o sonho acalentado que, logo após, iniciou a ganhar contornos de realidade. Da ideia à consecução, nasceu o FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado. De comêço, nos limites estreitos, evidente, da área que conseguiram alcançar. 
A excelência da execução, no entanto, aliada ao arrojo e à competência, foram vencendo etapas. Inicialmente para alcançar os limites da própria nação brasileira. Mas, logo após, a ambição de conquista do espaço global. Já buscando aliar à presença do Merco Sul e da própria Sulamérica, o impulso para alcançar o ultramar.
Portugal foi a natural busca pela expansão. Aos poucos, atraídos pela excelência da oportunidade ensejada, um a um os países europeus e das Américas Central e do Norte foram chegando. Imitados, na sequência, pelas nações da África e da Ásia, desde o Médio ao Extremo Oriente. E logo, logo, o que se limitou ao acanhamento de um espaço delimitado, foi expandindo, com a coragem e a inteligência, uma visão sem limites.
Já as duas garotas, seguramente amadurecidas pela caminhada, construíam em torno uma estrutura que venceu desconfianças e incertezas, desde as próprias limitações de Gramado, estendendo-se ao próprio Rio Grande do Sul e a toda a nação. Conquistaram a confiança das autoridades que aos poucos, começaram a apostar na ideia posta verdade.
Nem sequer um acidente de percurso gerou fraqueza, debilidade: o falecimento de SILVIA ZORZANELLO. Diante da realidade, MARTA ROSSI assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao projeto que fôra de ambas. Ao seu lado, agregou a presença do seu filho e do filho da SILVIA, MARCOS E EDUARDO, depositários que são da mesma garra, do mesmo ideal e de idêntica competência. E o projeto não sofreu solução de continuidade.
Ano a ano nova conspiração para a inserção de projetos novos. Cada um, na sua dimensão, já surgindo com o toque da genialidade e do sucesso. Vale, indispensavelmente, registrar que em torno dos mentores maiores constituiu-se, nestes 30 anos, uma equipe extremamente dedicada e competente. Na qual nos permitimos destacar, como exemplo e por ser vinculado à nossa área profissional, o responsável pela comunicação, FLÁVIO PRESTES.
Mas, muito mais do que quaisquer considerações consequentes da experiência pessoal, os números estatísticos falam para além dos resultados que estão sendo alcançados nestes 30 anos de FESTURIS. Vejam, então, o que a pesquisa promovida, mais uma vez, pelos estudantes da Univedsidade de Caxias do Sul, revela.
- Em 2018, a 30ª versão do FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado gerou R$30 milhões de negócios.
- Este ano o Festival acolheu cerca de 15.000 participantes entre os diversos empresários e profissionais.
- Foram nada menos do que 65 destinos internacionais presentes ao Festival.
- O impacto econômico para a Região das Hortências constirtuiu-se em R$20 milhões.
- O número de expositores deste ano teve um acréscimo de 5%.
- A área total ocupada pela Feira de Negócios, no Sierra Park, alcançou 24.000 m².
- Entre palestras e workshops, este ano alcançou um volume de 250 ações.
- Estiveram realizando a cobertura do evento cerca de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha Portugal e Estados Unidos.
- Mais de 250 agentes de viagens participaram do Meeting Festuris, uma das tantas ações do evento.
- Uma das muitas novidades foi a realização da “Viagem pela Cultura Gaúcha e Costumes” que, por sinal, aconteceu em parceria com a CVC.
Um evento que merece destaque foi a homenagem que o FESTURIS prestou a um veterano profissional do turismo da maior envergadura, que construiu uma bela história no país: Hélio Lima Duarte, com o Projeto Gralha Azul. Aconteceu com o platio de mudas de Araucárias nos jardins do Hotel Master Gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário