Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2019

ESTÁ COM 164 ANOS - ARACAJU TEM UMA DAS MAIS BONITAS ORLAS DE PRAIA DO PAÍS

Orla de Aracaju
Aracaju, uma das mais importantes cidades brasileiras, querida pela sua população e turistas que a visitam, completou no último domingo 164 anos. A cidade foi fundada em 1855 nas margens do rio Sergipe e conta com 35 quilômetros de praias, entre elas Atalaia, Aruana, Náufragos, Refúgio, Robalo e Mosqueiro. Uma particularidade da Orla de Aracaju são os lagos, fontes luminosas, parques, praças e equipamentos turísticos localizados entre o calçadão e a extensa faixa de areia, além do Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que é o principal espaço de artesanato.
RICO ACERVO TURÍSTICO – A pequena mas atraente e gostosa capital do Sergipe oferece aos turistas uma variada agenda a ser cumprida com satisfação, como o Oceanário de Aracaju, com mais de 1.000 m² de área construída e arquitetura que lembra uma tartaruga, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital sergipana. No aquário, que fica na orla de Atalaia, o turista pode ver a diversidade de peixes, tartarugas e outros animais marinhos e do rio São Francisco. Na orla também fica a Passarela do Caranguejo, um polo gastronômico e de agitação noturna com música regional ao vivo e cardápio variado, onde o crustáceo é o principal ingrediente. Outro atrativo local são os extensos manguezais, onde são realizados passeios turísticos entre as ilhas, ao pôr-do-sol, ou para acompanhar a captura do tradicional caranguejo.
O Centro Histórico de Aracaju é passagem obrigatória para quem quer conhecer a cidade. No passeio pelos calçadões da João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão, o visitante faz uma viagem por antigos casarões, praças, museus, palácios e mercados públicos que revelam o patrimônio arquitetônico, histórico e o jeito de ser do aracajuano. A riqueza arquitetônica está presente na Catedral Metropolitana, na Ponte do Imperador, no Teatro Tobias Barreto e no Palácio Museu Olímpio Campos, a antiga sede do governo estadual. Já a cultura popular e costumes regionais encontram-se no Museu da Gente Sergipana, que une interatividade e tecnologia. O Centro Cultural de Aracaju, no antigo prédio da Alfândega, tem obras que contam a história da capital.
FORRÓ CAJU - Aracaju vira um grande arraial no mês de junho. É o período mais movimentado do ano, com autêntico forró pé-de-serra. Entre outros destaques da cultura local, os festejos reúnem multidões nos shows populares, concursos de quadrilhas juninas e a tradicional Marinete do Forró, um passeio em ônibus adaptado que percorre os principais pontos turísticos da cidade. O tour é embalado por um trio de forró com casais de dançarinos de xote, xaxado e baião, além de bebidas e comidas típicas.
HISTÓRIA – Aracaju nasceu em 1855 com a transferência da capital da então província de Sergipe, que ficava em São Cristóvão, fundada em 1590. Apenas 23 km separam as duas cidades turísticas. A antiga capital foi reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade. O conjunto arquitetônico colonial tombado é monumental e representa o período em que as coroas de Portugal e Espanha estiveram unidas, entre 1580 e 1640. Os prédios contam com elementos da arquitetura portuguesa e padrões de construção seguidos pelas colônias espanholas. (Com o MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário