Sempre estamos a divulgar, no nosso artigo semanal, no jornal Rota do Sol Turismo, que o Turismo, no Estado do Ceará, vem merecendo destaque, em âmbito estadual e nacional, pelo irrestrito apoio do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, incluindo a iniciativa privada do ramo, por intermédio dos secretários Arialdo Pinho (Setur) e municipal (SetFor), Régis Medeiros, sendo que a atuação da Secretaria do Turismo do Estado é mais forte e não precisa explicitar os motivos. e
Inicialmente, enfatizemos a presença marcante da Setur, ultimamente, por ter participado, com destaque, na maior Feira de Turismo do mundo, ou seja, a ITB de Berlim, na Alemanha, realizada, no período de 6 a 10 de março de 2019, quando compareceram à feira mais de 10 mil expositores, oriundos de, aproximadamente, 180 países, ocupando 26 pavilhões. Vale salientar que o Estado do Ceará foi o único Estado do Brasil, com estande próprio, a divulgar os atrativos turísticos da região a mais de 120 mil visitantes, conforme anunciado pela Setur-CE.
Bem! O Turismo, no Ceará, vem sendo encarado a sério e com profissionalismo pelos dirigentes públicos, retrocitados, embora que ainda persistam alguns senões, que, com o passar dos dias, esperamos serem sanados. Acrescente-se que, havendo mais voos internacionais, surge a oportunidade e a obrigação de mostrar, aos turistas estrangeiros, o diferencial do turismo, em plagas alencarinas, para que escolham o Ceará, durante o ano inteiro, como seu destino predileto.
Daí, a necessidade de se investir muito nas ações, que promovam o que existe de belo, útil e agradável, em todo o território cearense, para os mercados emissores de turistas (Europa e Estados Unidos), América Latina, isto é, os atrativos turísticos, existentes no Litoral, Serra e Sertão. Deve haver, outrossim, preocupação, com a parte de saneamento básico, vias de acesso, conservadas e ampliadas, mão de obra qualificada, preços competitivos, mais shows artísticos e promoções culturais, sem falar da limpeza das praias, avenidas, ruas, monumentos históricos e em todos os ambientes públicos.
Outra informação satisfatória, segundo a Setur, é que a Alemanha é um dos maiores emissores de turistas, para o Ceará, e, levando-se em consideração esse fato, o Estado não pode perder a oportunidade de fortalecer esse mercado. Ainda, conforme o setor de Marketing da Setur, a secretaria vem explorando o potencial, visando incrementar os esportes, no mar, a exemplo do “Kit” e o “Windsurfe”. Lembra, também, que os turistas alemães procuram bastante esses destinos para a prática desses esportes. Destaca que os ventos e o clima do Ceará são um diferencial importante.
Agora, vale a pena divulgar que, em termos de promoção turística, a Setur iniciou o trabalho, em janeiro de 2019, participando ativamente da Fitur, ou seja, a Feira Internacional de Turismo, em Madri, na Espanha. Importante salientar que, dentre as ações promocionais, estão os dois voos diretos, para a capital espanhola, pela Air Europa, previstos para o início de novembro vindouro. Frise-se, outrossim, que a Setur/Ceará, segundo divulgou, esteve na Anato, em Bogotá, na Colômbia. Depois da ITB Berlim, foi a vez da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário