Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO 30/08/2019

QUEIMADAS, UM NEGÓCIO COMPLICADO - Nos últimos tempos, o assunto de maior destaque na imprensa mundial são as queimadas, com o foco principal as que aconteceram e estão acontecendo na nossa Amazônia Legal.. Há anos o clima mundial no nosso Planeta Terra está muito mais aquecido, a ponto de, se continuar subindo mais, a vida ficar insuportável para toda a humanidade. Muitas são as causas apontadas para este triste acontecimento global.  Aponta-se como a principal vilãs as queimadas das florestas, principalmente da Amazônia, que envolve a Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, e a Guiana Francesa e grande parte do território brasileiro. Assuntos tão ou igualmente importantes para o calor insuportável que nos vem acuando ano a ano não são tratados com a mesma ênfase. Não se toca muito que o ar mundial piora a cada instante por causa também do emprego de combustíveis fósseis usados nas indústrias e nos meios de transportes em geral, a toda fração de segundo, no mundo inteiro, soltando os seus CO2 no ar e envenenando lentamente os viventes. Também, não se dá o devido destaque que os grandes reservatórios d'água, por causa da evaporação, são venenos que contribuem para o aquecimento da terra. Pouco se comenta o que acontece nos garimpos, mesmo os legais. Não só isto, também a lendária devastação da floresta por criminosos que aumentam ilegalmente suas plantações devastando a tudo tudo. Ou os que fazem o tráfico ilegal de madeira. Enfim, em razão da malsã política ideológica, do oportunismo político, de presidentes de países que desejam sair de posições pouco favoráveis em relação ao seu povo, o assunto queimada na Amazônia brasileira é prato cheio. É claro que o atual presidente do Brasil é um dos grandes responsáveis pela avalanche de críticas que estamos recebendo. Na sua incompreensível “língua solta”, que fere princípios solidificados, provados por cientistas, ideológicos ou não, mesmo que depois contorne o problema, bota lenha na fogueira. É lastimável o que vem ocorrendo. Está faltando bom senso para resolver  probllema de tamanha delicadeza como este das queimados.
CEARÁ É O QUE MAIS CRESCE -  Mais uma vez o Ceará é destaque no turismo. Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi o que mais cresceu em todo o País em volume de atividades turísticas, atingindo aumento de 9,9%, índice quase três vezes maior que a média do Brasil neste primeiro semestre. Se forem considerados os últimos 12 meses, o Ceará permanece no topo, cresceu 12%, enquanto o índice nacional ficou em 3,5%.
“Desde o segundo semestre de 2018, o Ceará vem tendo os melhores resultados nessa pesquisa do IBGE. Isso mostra que nosso trabalho, de trazer mais voos diretos e divulgar mais intensamente os atrativos do Estado nos principais mercados nacionais e internacionais, têm tido resultado e impactado de fato a economia do Ceará”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
De acordo com os índices dos seis primeiros meses deste ano, além do Ceará, outros seis os estados aparecem com índice positivo: São Paulo (7,7%), Pernambuco (3%), Goiás (2,6%), Bahia (1,6%), Minas Gerais (1%), Espírito Santo (0,7%). Rio de Janeiro (-0,5%), Rio Grande do Sul (-0,8%), Paraná (-1,4%), Santa Catarina (-3,9%) e Distrito Federal (-7,9%) tiveram queda. Os outros estados não são incluídos na pesquisa.
NOVO DESTINO DE ECOTURISMO -Os turistas nacionais e internacionais ganharam mais uma opção de ecoturismo no Brasil. A Rota da Baleia Franca, situada em três municípios catarinenses, é a nova alternativa para quem busca observar a natureza de perto. O destino oferta uma experiência única de admirar, por terra, as baleias que passam pelo local. A novidade foi apresentada, neste mês, na 23ᵃ Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto. 
Contemplando as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se consolida no estado como uma das opções do destino Encantos do Sul. Além da observação de baleias, estes municípios também somam outros atrativos turísticos, como as 37 praias, centro histórico com mais de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), observação de botos pescadores, cultura e boa gastronomia..
MOBILIDADE TURÍSTICA - Uma série de debates e estudos para preparar um diagnóstico completo sobre a mobilidade no Brasil é o que está realizando o Ministério do Turismo. A intenção é saber quais os gargalos e as necessidades de cada modal de transporte, seja ele fluvial, aéreo, ferroviário ou rodoviário, para traçar um planejamento de ações e desenvolver políticas públicas mais eficientes ao cidadão.
Com isso, o governo federal pretende melhorar a infraestrutura em transporte, qualificar o serviço oferecido e aumentar o fluxo turístico, contribuindo para fomentar a economia, gerar desenvolvimento e empregos.  O grupo é composto por representantes do MTur, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), de universidades federais e especialistas do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário