Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ESTRADA REAL - EM HOMENAGEM A NHÁ CHICA ONZE TRECHOS DO PERCURSO

Minas Gerais ganhou um trecho do turismo religioso, na Estrada Real, onde viveu e morreu a beata mineira Nhá Chica, e agora é rota turística de peregrinação. O percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço, passando pelas cidades de Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas. A Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes é um projeto do Sebrae Minas e foi lançado em Baependi, no sul do Estado. A cerimônia teve a presença dos presidentes do Sebrae Nacional, Carlos Melles e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.
Analfabeta e filha de escrava, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes pequeno distrito de São João del-Rei. A beata viveu a maior parte da vida em Baependi, no Sul de Minas, onde dedicou-se aos mais necessitados ficando conhecida como a “mãe dos pobres”. Desde a sua morte, em 14 de junho de 1895, vários milagres e graças são atribuídos a ela.  Esses relatos de cura por intercessão sem explicação científica foram decisivos para a sua beatificação em 2013.
Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi (cidade onde a religiosa morreu) em agradecimento as graças alcançadas. A caminhada é por uma estrada de chão com paisagens exuberantes de cachoeiras, grutas, mirantes, serras e represas, que inspiraram o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras de nove cidades mineiras, a desenvolver um projeto de promoção turística regional em homenagem a beata mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário