Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

#VISITEMANTIQUEIRA - PROJETO ATINGE QUATRO CIRCUITOS TURÍSTICOS

O Ministério do Turismo participou do lançamento da pedra fundamental do projeto #VisiteMantiqueira. A cerimônia foi realizada durante o 2º Encontro Regional de Turismo, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, na cidade de São Lourenço (MG). A iniciativa é uma ação conjunta entre quatro circuitos turísticos: Circuito das Águas, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras Verdes e Circuito Terras Altas da Mantiqueira.
A solenidade contou com a presença de representantes do Sebrae Nacional, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e de aproximadamente 70 municípios mineiros e de São Paulo, pertencentes à Serra da Mantiqueira. O programa proporcionará promoção e divulgação do destino turístico, com o apoio do Ministério do Turismo.
A cerimônia foi o primeiro passo para tornar público o projeto #VisiteMantiqueira. Lançada a pedra fundamental e o compromisso oficial do governo federal e estadual e do Sebrae com o projeto, o grupo gestor continuará se reunindo para conhecer as necessidades de cada município e formatar um projeto macro de promoção e desenvolvimento do território, a ser apresentado e executado pelo Ministério do Turismo.
O trabalho do Sebrae Minas de desenvolvimento da rota teve início há dois anos, com ações de governança, pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e histórico-cultural, roteirização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar da região.
Além de ser um passeio de fé e reflexão, passando por diversas capelas, igrejas e santuários, a rota desperta a atenção dos turistas pelos atrativos gastronômicos, naturais, de aventura e histórico-culturais, podendo o trajeto ser feito a pé, de bicicleta, moto, cavalo ou carro. “A ideia é que hotéis, pousadas, bares, restaurantes localizados ao longo do percurso ofertem produtos e serviços de qualidade e que estejam preparados para serem pontos de acolhimento, oferecendo conforto e segurança aos peregrinos e turistas”, explica o Superintendente do Sebrae Minas.
Vale lembrar que a caminhada dura em média nove dias, em um ritmo aproximado de 20 km/dia, e pode ser feita em qualquer dos sentidos, tanto de Tiradentes a São Lourenço quanto de São Lourenço a Tiradentes.  O trajeto é dividido em 11 trechos, de 11km a 30km cada percurso, que receberam os nomes das virtudes atribuídas à Nhá Chica: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.
 Até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado das virtudes atribuídos a beata mineira. Haverá ainda um site com todas as informações sobre o percurso e ainda um guia impresso que vai orientar turistas e peregrinos sobre as condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, inclinação do terreno, equipamentos de segurança, serviços disponíveis nos municípios e estabelecimentos para alimentação e hospedagem. (Jornalista Sérgio Moreira –  Conjotur/Abrajet/MG)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário