A Vila do Caldas, um dos principais distritos de Barbalha, se prepara para receber nos próximos meses um importante equipamento turístico: um teleférico. O equipamento, que está sendo implantado pelo Governo do Estado, irá ligar a Vila ao Mirante do Cruzeiro, com possibilidade de contemplar o Vale do Rio Salamanca e o Centro Histórico de Barbalha, afora ter uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.
O novo teleférico tem capacidade para transportar até 660 pessoas por hora e deve ampliar significativamente o fluxo de turistas no município. Buscando preparar os empreendedores locais para esta ampliação da demanda, o Sebrae, juntamente com o Senac, elaborou um plano de qualificação que já está em curso e pretende ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas deste distrito, bem como fortalecer a visão empreendedora e de sustentabilidade dos negócios, com vistas na preservação das principais riquezas naturais e culturais da Vila e seu entorno.
As capacitações envolvem 12 empresas dos segmentos de alimentação fora do lar, hospedagem e lazer, cerca de 20 artesãos e 15 condutores de turismo locais. Estes empreendedores estão tendo acesso a ações de capacitação, como palestras, seminários, cursos, consultorias e reuniões de negócios, nas áreas de planejamento, gestão financeira, boas práticas de manipulação de alimentos, elaboração de cardápio e fichas técnicas, procedimentos operacionais padrões para hospedagem, promoção em mídias digitais, elaboração e comercialização de roteiros, orientação para o crédito, dentre outros.
Em paralelo as ações de qualificação, os moradores da Vila do Caldas participaram de reuniões e seminários para a elaboração de um plano de ação que busca o envolvimento da comunidade em todo esse processo de desenvolvimento.
VILA DO CALDAS - A Vila do Caldas, em Barbalha, está localizada na encosta da Chapada do Araripe a uma altitude média de 700 m e distante a 12 km do centro da cidade. Atualmente a Vila e seu entorno concentram uma grande oferta de restaurantes, meios de hospedagem, equipamentos de lazer e trilhas ecológicas, que foram se desenvolvendo ao longo dos anos a partir da atratividade exercida pelo seu clima ameno (mínima de 10ºC e média de 25ºC), natureza exuberante, abundância de fontes de água e o complexo do Balneário Termas do Caldas construído na década de 70, com cerca de 76 mil m2.
Todos esses atrativos foram contribuindo para a ampliação, ano a ano, do número de visitantes. Este aumento do fluxo acabou incentivando empreendedores locais a investirem na oferta turística que hoje se configura como uma das maiores da encosta de toda a Chapada do Araripe. Com a Agência Sebrae)
Nenhum comentário:
Postar um comentário