Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

ALCÂNTARA/ MARANHÃO: UM DESTINO CONSOLIDADO MAS QUE SEMPRE SE RENOVA

Conhecida por seu amplo acervo arquitetônico e histórico, além de um conjunto de praias e ilhas com forte tradição cultural das comunidades quilombolas, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara tem garantido à cidade um número crescente de visitantes, com ampliação da infraestrutura de acesso, investimentos em ações de saúde, segurança e mobilidade urbana. A prova está na maior movimentação de visitantes durante o período de férias, em janeiro último. No setor de hotelaria, por exemplo, houve crescimento de 30% de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o empresário e guia turístico Nailton Lobato, o aumento da movimentação turística também é fruto dos investimentos em promoção dos destinos maranhenses. “Temos percebido que, nos últimos anos, o fluxo de visitantes na cidade tem aumentado continuamente. Este ano estamos recebendo turistas com um crescimento de pelo menos 30% em relação a 2018, com uma movimentação excelente logo após o Réveillon”, afirma Lobato. 
INVESTIMENTO EM MOBILIDADE - Os representantes do setor de turismo de Alcântara elogiam as iniciativas da administração estadual para ampliar as condições de acesso à cidade histórica. Há duas semanas, o Governo entregou totalmente recuperado o novo Cais da Praia Grande, único modal de acesso marítimo à Alcântara. Na semana passada o governador Flávio Dino assinou o Projeto de Construção de um novo cais flutuante que garantirá acesso permanente ao município.
O novo cais permitirá a realização de viagens em qualquer momento da maré. Atualmente, o embarque e desembarque só são possíveis durante o período de cheia no Cais da Praia Grande. 
Para o empresário hoteleiro Claudio Diniz, o novo cais vai garantir mais aquecimento para o setor. “Alcântara dispõe de 260 quartos em hotéis e pousadas, mas em função do fluxo da maré, 90% dos visitantes chegam e retornam para São Luís no mesmo dia, no chamado bate e volta. O projeto do Cais flutuante é antigo. Eu, que trabalho no setor há mais de 30 anos, sempre ouvi falar dessa ideia, agora esperamos que ela de fato se concretize”, disse.
TRADIÇÕES E RIQUEZA HISTÓRICA - O Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara já iniciaram os preparativos para realização da Festa do Divino 2019, um dos maiores eventos de celebração religiosa do Estado, entre os dias 29 de maio e 9 de junho. O grande evento religioso, este ano, promete alcançar dimensões grandiosas, graças ao trabalho conjunto dos empresários ligados ao turismo e o apoio que vem sendo dado pela prefeitura local e o governo do Estado.
Outro ponto que certamente motivará os milhares de devotos que forem à Festa do Divino é o aspecto turístico. Cercada por praias, ilhas desertas, serenas e tranquilas, Alcântara pode se orgulhar de ser, também, uma das mais importantes cidades históricas da Amazônia. Seu casario colonial preservado e imponente e o silêncio de suas ruínas guardam reminiscências do passado cheio de brilho.
Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade onde estão o largo onde se encontram as ruínas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras, as igrejas coloniais, fontes e os museus.
Todo o centro antigo pode ser visitado a pé. Tão importante quanto apreciar os monumentos é ouvir dos moradores ou guias turísticos locais, as histórias que tornam Alcântara ainda mais encantadora.
A natureza proporciona mais espetáculos, como as revoadas dos guarás, as praias e as ilhas. O tambor de crioula, as festas tradicionais, a gastronomia e o doce de espécie, também, estão na lista de coisas imperdíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário