Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

OS 484 DE OLINDA - UM MUSEU A CÉU ABERTO NO CENÁRIO DE PERNAMBUCO

Com dois anos a mais do que o Estado em que está encravado, Olinda nos seus 484 anos de fundação dia a dia se firma como um dos mais importantes centros do turismo brasileiro.
A histórica cidade brasileira é um museu aberto no cenário cultural de Pernambuco. Seu prestígio vem desde os tempos da era colonial. Chegou a ser a mais rica do Brasil; foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625. Foi lá que o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional..Também tem a primazia dos primeiros cursos jurídicos do País,  inaugurados em 11 de agosto de 1827, no Mosteiro de São Bento. É referência por possuir igrejas famosas como as de  Nossa Senhora da Graça e a  Basílica e Mosteiro de São Bento. Portanto, com tantos atributos, não é por menos que foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. 
 Hoje, Olinda é referência não apenas pelo seu sítiio histórico mas também pelo Carnaval que oferece, com seus frevos e maracatus. De Lá, o Galo da Madrugada anuncia o Carnaval pernambucano.
Juntas, Olinda e Recife somam mais de 100 bens considerados Patrimônio Cultural de Pernambuco ou do Brasil – entre eles, o bolo de rolo, o maracatu e o mamulengo (teatro de bonecos). Pelo seu conjunto arquitetônico e paisagístico, Olinda ainda ostenta o título da Unesco de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O Frevo pernambucano também é considerado patrimônio mundial da Unesco.
AS COMEMORAÇÕES Para comemorar os 484 anos de Olinda, os turistas acompanharam um cortejo com agremiações carnavalescas, que saiu do Mercado da Ribeira, subindo as ladeiras da cidade histórica até a Praça do Carmo. Para completar o roteiro, os visitantes foram até o Alto da Sé, onde fica a catedral e o mirante com visão panorâmica das cidades-irmãs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário