Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

FESTA PARA TODOS OS LADOS - RECIFE COMEMOROU OS SIMBÓLICOS 482 ANOS DE FUNDAÇÃO


A comemoração dos 482 do Recife é simbólica. Isso porque não se sabe exatamente o dia da fundação da cidade. Mesmo assim, 12 de março de 1537 é declarado como data histórica da fundação do Recife, que teria surgido dois anos depois da vizinha Olinda, “cidade-irmã” que também aniversaria nesta terça-feira (12) e comemora 484 anos.
Não é feriado local, mas não faltaram motivos para a celebração de mais uma grande festa pernambucana, uma semana após o carnaval, que é considerado um dos momentos festivos mais diversificados do país. Turistas que forem a Recife na semana do “aniversário” da cidade, aliás, não precisaram “desapegar” do clima de carnaval: no Paço do Frevo, dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, dá pra conhecer de perto a alma do carnaval pernambucano. O local é um dos espaços culturais mais visitados da capital.
Orquestras de frevo estiveram também na programação de aniversário da cidade, composta por ampla lista de eventos que vão até domingo (17) e incluem também passeios pelos atrativos turísticos, históricos e culturais da cidade. Ontem, por exemplo, o visitante se integrou aos moradores e participou do passeio “Olha! Recife a Pé”. O walking tour v explora locais e temas relacionados a diversas épocas da história do Recife, incluindo o Brasil Holandês. À época, Recife era Mauritsstad (Cidade Maurícia ou Mauriceia), a “capital” da Nova Holanda durante a invasão holandesa (1630-1654). No roteiro, estão também a Rua do Bom Jesus, Capela Dourada, Sinagoga Kahal Zur Israel, Praça da República e Convento Franciscano.
Amanhã, às 18h, o trajeto a pé vai percorrer atrativos que fazem parte do circuito do Centro Histórico da cidade. O roteiro conta histórias e lendas locais, com projeções e trilhas sonoras, reproduzidas nas paredes de cenários do passado e edificações do presente.
Ainda no Centro Histórico, o turista poderá conhecer o Cais do Sertão, museu interativo sobre a cultura nordestina localizado no antigo porto do Recife com exposições e objetos interativos. O espaço é considerado um dos mais modernos equipamentos culturais do país. Já uma visita ao Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, leva o visitante a passear pelo acervo iconográfico que preserva e conta a história urbana e social do Recife desde a fundação da cidade.
No domingo, o Recife Antigo recebe a peça “O Boi Voador”. O espetáculo envolve o público na dramatização da época em que o governador holandês, Maurício de Nassau, fez "um boi voar", como estratégia para atrair público na inauguração de uma ponte. Ao entrar no bairro, entre prédios antigos e pontes históricas, os visitantes vão ser recepcionados por atores espalhados pelas ruas, usando figurino de época e interagindo com o público. A partir das 18h, as cenas da peça serão realizadas em 18 atrativos turísticos do bairro. A viagem no tempo revisita o Brasil Holandês na sacada de edifícios como o Centro Cultural Santander, Rio Branco, Caixa Cultural e o Marco Zero, cartão-postal do Recife, onde o boi voador vai aterrissar em meio à festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário