Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

CALEIDOSCÓPIO 15/03/2019

CERRAÇÃO, CHUVAS E NOITES ALEGRES NO “CEU” -   Foram   quatro dias diferentes os que passamos em Viçosa do Ceará durante o último período do Carnaval. A joia do turismo do Planalto da Ibiapaba continua cada vez mais hospitaleira e agradável, não apenas para os seus filhos como para os que desejam passar bons momentos fora do seu “HABITAT” natural. Sempre limpa e com uma população ordeira e receptiva, os dias correram agradáveis. Mas nesta quadra a cerração, principalmente nas partes mais altas, foi uma constante ao entardecer e amanhecer. O tempo “fechado”' só deu tréguas quando as chuvas copiosas chegavam, com os seus trovões estrondosos, após o clarear dos relâmpagos. No perímetro urbano da cidade, quando as águas não caiam mais fortes, o dia a dia da população continuava como se ninguém desse bolas para a folia carnavalesca. Somente à noite e parte da madrugada a alegria maior ensaiou que estávamos no Carnaval. O Complexo Turístico da Igreja do Céu esteve sempre lotado, nas lanchonetes, no restaurante e, principalmente, na grande quadra coberta em que os bailes aconteceram. O pessoal não se importou com a cerração e vadiou   à vontade nas festas oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura. O melhor foi que, como é tradição na cidade, as noitadas alegres no “Céu” decorreram sem registro de violências. Foram um indicativo positivo de que, com um tempo mais favorável do final do inverno, o próximo Festival de Música da Ibiapaba alcançará êxito maior do que os anteriores, agora que o Complexo Turístico da Igreja do Céu, após longa querela que não levava a nada, está em pleno funcionamento.
JOGADA POSITIVA DA SETUR/CEARÁ - Quem não se anuncia, se escode. O velho dito vem confirmar o que julgamos ser uma jogada positiva da Secretaria de Turismo do Ceará.  Na atual administração, o importante segmento do Governo do Estado, ao lado da Prefeitura de Fortaleza (porque não dizer também do Sebrae?) vêm intensificando ações que visam melhor otimização das nossas ofertas turísticas.  Muitas conquistas positivas sem dúvida são contabilizadas no turismo cearense nos últimos tempos. Houve sensível melhoria aos acesos dos principais atrativos tanto do litoral e do interior, como exemplo a duplicação da CE 040, que vai de Fortaleza até o Aracati. Ocorreu a inauguração e movimentação dos aeroportos de Jericoacoara e de Canoa Quebrada. A Praia de Iracema com seus vários pontos de cultura e lazer foi qualificada.  Deu-se nova vida aos roteiros na Serra de Guaramiranga e Camocim. Novos caminhos estão tomando o Aeroporto de Fortaleza, agora sob a responsabilidade   da Fraport. Assim, como não mostrar ao mundo o que temos para ser visto e usufruindo? Como não incentivar o conhecimento do nosso patrimônio histórico e cultural, do nosso rico e variado litoral quase todo ano banhado por generoso sol, do nosso artesanato, das noitadas calientes, dos meios de hospedagem e tantas outras facetas que temos. Louve-se, pois o que a Setur está fazendo mundo afora, nas grandes feiras e exposições de turismo.  Nas recentes FIT e ITB da Espanha e da Alemanha o recado foi dado com competência e, também, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que vem sendo realizada, o mesmo ocorre. O que é bom merece e deve ser conhecido,
INVESTIMENTOS EM TURISMO - A atração de investimentos foi o foco da participação do Ministério do Turismo na 30ª edição do MIPIM (Marché International des Professionnels de l'Immobilier, em francês), uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, que começou na terça-feira (12) na cidade francesa de Cannes. No evento, reunindo cerca de 3.350 expositores de 100 países, um estande do MTur recebeu de encontros voltados à promoção do Brasil e à apresentação de projetos em áreas como hotelaria e infraestrutura.
Um dos eventos de destaque da programação, a conferência com investidores estrangeiros sobre oportunidades no mercado nacional, ocorreu quarta-feira (13). O encontro, teve como palco o Salão Croisette do Palais des Festivals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário