Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

JUAZEIRO DO NORTE, A FORÇA DE UMA CIDADE CENTENÁRIA

Juazeiro do Norte festeja seu centenário de emancipação, dia 22 próximo, com uma vasta programação de uma semana. Passados todos esses anos, Padre Cícero Romão Batista ainda é a sua maior referência. O município cresce dia a dia em todos os sentidos, mas a figura do Padim Cícero continua exponencial. 
Entre os próximos dias 17 e 24 ocorrerão solenidades cívicas e religiosas, inaugurações, encontros das famílias juazeirenses, lançamento de livros,shows artísticos e culturais. Destaque na programação: dia 20 -6h  Missa pelos 77 anos de aniversário de morte do Pe. Cícero, na Capela do Socorro; 9h Inauguração PSF Campo Alegre; 16h - Inauguração do Centro de referência do Idoso; 20h - Shows com o Pe. Marcelo Rossi ecom Ítalo e Renno, no Parque de Eventos Pe. Cícero.  DIA 22 - 5h - Alvorada festiva; 8h - Ato cívico e desfile da Identidade da Cidade Centenária, na Praça da Prefeitura à Praça Pe. Cícero; 12h - Pronunciamento Oficial do Prefeito, Memorial Pe. Cícero; 16h - Casamentos no Centenário, no Ginásio Poliesportivo; 17h - Missa Solene, na Basílica N. Sra. das Dores;  19h - Solenidade de Comendas e homenagens; Lançamento do selo e carimbos, no Memorial Pe. Cícero; 22h - Show do Centenário, no Parque de Eventos Pe. Cícero. 
Tudo começou com um convite ao jovem Padre Cícero Romão Batista para rezar a Missa do Galo, nos idos de 1871, no povoado de Tabuleiro Grande, um aglomerado de casas de taipa existente na rota dos que se dirigiam ao Crato, município do qual era um pequeno distrito. Meses depois, o sacerdote retornou ao local, com bagagem e familiares, para lá se estabelecer e, a partir da capela à Nossa Senhora das Dores, iniciar trabalho ativo para seu crescimento e posterior emancipação política do lugar. 
A liderança do padre Cícero foi crescendo e o núcleo habitacional a acompanhava. Tempos após, passou a trabalhar com afinco, ser conselheiro dos moradores e o líder que conquistou a separação do distrito da vinculação política com o Crato. 
Juazeiro foi o nome dado ao novo município, em alusão a uma frondosa árvore que servia de abrigo e descanso àqueles que lá chegavam. A denominação Juazeiro do Norte foi adotada em razão da lei que obrigava os municípios mudarem de nome caso houvesse outra cidade mais antiga com o mesmo topônimo. E já havia: Juazeiro, na Bahia. 
FORÇA DO TURISMO RELIGIOSO - Distante 514 Km. de Fortaleza, o município de Juazeiro do Norte possui tão somente 514 km2 de área, nas quais reside uma população estimada em 250 mil habitantes, o segundo maior núcleo populacional do Estado, perdendo apenas para Fortaleza. Sua força maior reside no turismo religioso que o situa entre os cinco maiores destinos do país. Recebe, anualmente, quase dois milhões de visitantes, entre romeiros e turistas que o procuram nas espetaculares romarias e gozar das delícias do Cariri. Mas, o município também se destaca por outros segmentos, como a força de sua indústria e comércio, do adiantado prestígio que possui na área do ensino, principalmente universitário, e da cultura principalmente popular. Sediando o aeroporto regional do Cariri, é o portão de entrada via aérea para os turistas e empresários que vão em demanda, também, do Crato, Barbalha, Misão Velha e os outros sete municípios que formam o Cariri cearense. Tem todos os requisitos das grandes cidades brasileiras.   Uma indústria hoteleira de qualidade, restaurantes, clubes, estádio de futebol, bares e inúmeros pontos de lazer reforçam a infra estrutura para receber bem o visitante.
OUTRAS POTENCIALIDADES - A economia de Juazeiro do Norte reside no comércio, no rico e variado artesanato, na indústria de benefício, na construção civil, na metalurgia e na confecção de peças em metais de valor, com destaque para o ouro. No turismo, o local mais procurado é o Horto Municipal, onde se localiza a estátua (27 metros de altura) em homenagem ao Padre Cícero. De lá, o visitante tem uma visão inesquecível de todo o vale e da linda paisagem propiciada pela Serra Grande. A vegetação predominante é a típica do semi-árido nordestino.   A área urbana é formada por modernos edifícios públicos e particulares, comerciais, shoppings praças e parques, com o Parque Ecológico das Timbaúbas sendo um local voltado para o lazer, dotado de equipamentos para esporte e anfiteatro. Se o município é destaque nas áreas religiosa, industrial e comercial educcional,  não menor o prestígio no que se refere a cultura. Exemplos são o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Centro Cultural Mestre Noza, o Memorial Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero (Misto de museu e casa de milagres, com esculturas em cera), o Museu Padre Cícero  (com objetos pessoais do grande benfeitor), além dos teatros Marquise Branca, Patativa do Assaré, o  do CCBN e o doSESC.
NOS ESPORTES - Juazeiro também se sobressai com os dois clubes profissionais de futebol: Icasa e Guarani. Ambos disputam o campeonato cearense da 1ª divisão, sendo que o Icasa é o único representante do Ceará no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. O estádio municipal Romeirão é o local dos jogos de futebol.
Juazeiro possui diversas academias de esporte, destacando-se a do SESC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário