Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

PORTOS DE SETE CAPITAIS SAIRÃO ATÉ 2013

Em sua fala no programa “Bom Dia Ministro”, o  ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino foi enfático, visando acabar com as especulações. “Sem dúvida nenhuma, nós vamos concluir todas essas obras até o final de 2013…”. 
Na declaração, o Ministro Leônidas  referiu-se aos sete novos terminais que serão construídos no país, entre os quais o de Fortaleza, no Mucuripe, dizendo que todos serão beneficiados.  Com isto, será ampliada  a oferta de leitos de hospedagem durante a Copa do Mundo de 2014. O ministro informou, também, que os R$ 740 milhões destinados às obras já estão assegurados pelo governo federal.
Até o final de julho ou começo de agosto, adiantou  o ministro,  o governo federal pretende colocar em disputa os editais de licitação, para que a partir do próximo ano as obras nos portos possam ser iniciadas. Informou mais que o processo licitatório deve começar por Recife, que é uma obra menor.
Explicou que no caso dos sete terminais, especificamente, vem sendo feito um acompanhamento diário porque as obras têm que estar prontas até o final de 2013. Lembrou o ministro que o governo também está construindo obras estruturantes na maioria dos portos públicos nacionais, para melhorar a movimentação de cargas porque, 
Uma medida considerada importante pelo ministro Leônidas é a implantação do Porto sem Papel. Trata-se de um sistema concentrador de dados que, segundo ele, vai desburocratizar os procedimentos de estadia dos navios, vai dotar os portos de uma estrutura mais moderna, contribui para melhorar a movimentação de cargas e, conseqüentemente, vai aumentar a rentabilidade dos portos brasileiros. O processo já foi iniciado em Santos, Rio e Vitória. Na estimativa do ministro, até 2012 esse benefício deverá chegar à maioria dos portos do país. 
O ministro considerou bastante positivo o crescimento, ao longo dos últimos três, quatro anos, do número de navios de cruzeiro que vêm para a costa brasileira.os seus passageiros.
As sete cidades que serão beneficiadas com obras portuárias que darão maior sustentação à Copa do Mundo de 2014 são  cidades de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário