Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DEBATE IMPORTANTES TEMAS


Discurso do governador Cid Gomes

Fortaleza foi sede, nos últimos dias 28 e 29,  da importante Conferência Internacional em Turismo, com a participação de destacadas autoridades de  várias partes do mundo, em especial da América Latina, quando se discutiu temas de grande impacto sobre as interferências do turismo no desenvolvimento econômico e social, na integração regional, na realização de megaeventos esportivos e no patrimônio natural e cultural. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur); Ministério do Turismo (Mtur); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização Mundial do Turismo (OMT); e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Durante os dois dias, houve importantes intervenções de especialistas e personalidades nacionais internacionais, entre elas, o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai. O evento também envolveu a participação de governadores de estados brasileiros, entre outras autoridades. Como palestrantes, participaram destacadas figuras internacionais, entre elas, ministros de turismo de países da América Latina. Diferentes áreas temáticas estiveram na pauta,  relacionando os impactos econômicos do turismo com a inclusão social, a integração regional, os megaeventos esportivos, e o patrimônio natural e cultural.
A conferência criou no Ceará o terreno propício para se discutir os desafios atuais do desenvolvimento do turismo mundial com base em experiências de instituições internacionais e do Governo Federal brasileiro, governos estaduais e municipais como defeniu o Secretário Estadual do Turismo, Bismarck Maia.
PROGRAMAÇÃO - A solenidade de abertura foi na manhã de segunda-feira, com as palavras de Boas vindas do Secretário Estadual do Turismo (SETUR/CE), Bismarck Maia. Discursaram várias personalidades como o Ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira; o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai; do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno. De vários Governadores presentes, inclusive do Ceará, Cid Ferreira Gomes.
Na parte da manhã, houve apresentações de Márcio Fávilla,  Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT, e de Alexandre Meira da Rosa, Gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BI. À tarde, no Bloco Temático 1, houve  palestras sobre “O Impacto Econômico do Turismo”, “A Importância do Turismo para as Economias Locais na América Latina”,  “O Turismo e a Inclusão Social” e “O Turismo como Gerador de Equidade Social”. Os painéis foram sobre “Os Benefícios do Turismo na Economia Local”, “O Impacto do Turismo em Outros Setores Econômicos do Destino”, “Caso de Buenos Aires”,  “Impacto Social do Turismo”, “O Turismo como Importante Instrumento para a Geração de Empregos”, “Estratégias de Prevenção e Controle da Exploração Sexual Infantil”
INTEGRAÇÃO REGIONAL -   No segundo dia da Conferência  Internacional em Turismo, no bloco temático 3,  várias autoridades falaram sobre importantes temas de integração regional, como  “O Turismo como fator de integração regional e a mudança da imagem externa de um país”, “Turismo e Esportes megaeventos”,  com a presença do secretário-Adjunto do Turismo da África do Sul, Xasa Tipo Tokozile Ministro.
No  painel “Desafios e oportunidades do turismo em megaeventos esportivos” houve a participação Jeanine Pires; George Drakopoulos  e de  Manuel de Forn. O moderador foi o moderador o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez.
No bloco temático “Turismo e patrimônio cultural e natural”, quinto e último tema da Conferência. “, houve a participação do ministro da Presidência da Costa Rica, Carlos Ricardo Benavides, do representante da UNESCO no Brasil, Vin cent Defourny, e do secretário executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Márcio Favilla. Moderador Carlos Vogeler.
O importante evento terminou à tarde com  discursos de várias personalidades, entre as quais do Secretário Executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Marcio Favilla; do Chefe da Divisão de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão do Risco de Desastres do BID,Hector Malarin, e do Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia Pinheiro. Em seguida, Carlos Vogeler,
 diretor regional ad OMT para as Américas,  leu a Carta de Intenções sobre os Princípios Turísticos de Fortaleza. O discurso final foi do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário