A FIFA escolheu no último dia 20, em Zurique, na Suíça, a cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. São Paulo venceu a disputa e a Arena de Itaquera, estádio em construção com capacidade para 68 mil pessoas, será o palco da primeira apresentação da Seleção Brasileira no mundial.
Av Paulista |
A cidade de São Paulo começou mesmo a se desenvolver dois séculos depois, mas por muitos anos ficou restrita ao hoje chamado de Centro Velho, onde estão os conventos de São Francisco, de São Bento e do Carmo. O comércio e serviços ficavam nas ruas Direita, XV de Novembro e de São Bento,
A partir da Independência do Brasil São Paulo começou a crescer vertiginosamente, impulsionada pela criação da Academia de Direito e da Escola Normal. A cultura do café mudou o perfil socioeconômico da então província. Surgiram as linhas de bondes, os reservatórios de água e a iluminação a gás, as indústrias. A abertura da avenida Paulista, em 1891, o Viaduto do Chá (1825), a Estação da Luz e a inauguração do Teatro Municipal, em 1911, deram área de metrópole à cidade Piratininga.
Nem a de crise do café conseguiu parar mais São Paulo. A industrialização febricitante e o movimento modernista de 1822 foram marcantes, nunca mais interrompida, mesmo com a crise na década de 30, quando conflitos entre a elite política e o governo federal resultaram na Revolução Constitucionalista de 1932. Com o desenvolvimento cada vez maior, a partir da década de 70 do século passado, a cidade se viu obrigada a transferir boa parte do seu parque industrial para os municípios vizinhos. Hoje, São Paulo é uma atração de negócios mundialmente conhecida, destacando-se no setor de prestação de serviços, com centros empresariais de comércio como os diversos shopping centers e hipermercados. Na política, é termômetro de expressivos acontecimentos. Nos esportes, lidera o “ranking” brasileiro. Nas ciências e artes é referência incontestável. No turismo, nem o atropelo de megalópole lhe tira o mérito de ser a cidade atraente que é. Concentra a maioria dos eventos brasileiros, possui uma cadeia hoteleira de alta categoria, restaurantes para todos os gostos, tem grandes parques como o Ibirapuera, além de oferecer noitadas inesquecíveis com divertimentos para gregos e troianos, sejam eles brasileiros, italianos, japoneses e outros povos da sua miscigenação, ou turistas das mais diversas nacionalidades.
Roteiros – O ar de metrópole inspira rapidez, correria, olho no relógio. Mas tudo isso pode ser deixado de lado para apreciar a cidade, acredite, a pé. Alguns roteiros são fáceis de serem montados e exigem apenas um toque de criatividade. Em uma hora de passeio pelas ruas de São Paulo, no Centro, o turista tem a chance de admirar e participar de algumas das mais fantásticas opções de turismo da cidade. Exemplo são a Pinacoteca do Estado; Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa; o Teatro Municipal; o Mosteiro de São Bento, com uma impressionante arquitetura típica do século 17; o Centro Cultural Banco do Brasil; a Praça da Sé é o chamado “marco zero” da cidade.
Shows e eventos religiosos e culturais ocorreram em diversos pontos da cidade, como no Catedral da Sé, Memorial da América Latina, Instituto Butantan, Museu de Imagem e Som, Parque Villa Lobos, Teatro Sérgio Cardoso, Biblioteca Mário de Andrade, Debate no Pateo do Collegio, Mercadão de S Paulo, Museu do Ipiranga, Parque do Ibirapuera, Praça da República, Parque da Juventude. Além de passeios ciclísticos, de trólebus e metrô. Os maiores eventos foram no Parque da Juventude. Houve às 18h, apresentação da banda Paralamas do Sucesso. Na Praça da República , às 20h no Centro de São Paulo,aconteceu o show do cantor Ney Matogrosso, organizado pela Secretaria de Cultura do município .
Nenhum comentário:
Postar um comentário