Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CIDADES DA COPA - SÃO PAULO EM FESTAS NO DIA DA SUA FUNDAÇÃO


A FIFA escolheu no último dia 20, em Zurique, na Suíça, a cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. São Paulo venceu a disputa e a Arena de Itaquera, estádio em construção com capacidade para 68 mil pessoas, será o palco da primeira apresentação da Seleção Brasileira no mundial.
Av Paulista
 458 ANOS - Hoje, 25, é o dia do aniversário de São Paulo. No planalto de Piratininga, num  um núcleo que se formou em torno da inauguração do Colégio da Companhia de Jesus, por um grupo de jesuítas, no ano de 1554 surgiu a hoje São Paulo, a máquina maior que puxa os outros estados brasileiros. Em 25 de janeiro, os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta rezaram a primeira missa daquele assentamento, razão por que a data é festejada como a da fundação desta que é, hoje, uma das maiores capitais do mundo. Do planalto de Piratininga  partiram, no século XVII,  as bandeiras, expedições responsáveis pela ampliação do território brasileiro.
A cidade de São Paulo começou mesmo a se desenvolver dois séculos depois, mas por muitos anos ficou restrita ao hoje chamado de Centro Velho, onde estão os conventos de São Francisco, de São Bento e do Carmo.  O comércio e serviços ficavam nas ruas Direita, XV de Novembro e de São Bento,
A partir da Independência do Brasil  São Paulo  começou a crescer vertiginosamente, impulsionada pela criação da Academia de Direito e da Escola Normal. A cultura do café mudou o perfil socioeconômico da então província. Surgiram as linhas de bondes, os reservatórios de água e a iluminação a gás, as indústrias. A abertura da avenida Paulista, em 1891, o Viaduto do Chá (1825), a Estação da Luz e a inauguração do Teatro Municipal, em  1911, deram área de metrópole à cidade Piratininga.
Nem a de crise do café conseguiu parar mais São Paulo.  A industrialização febricitante e o movimento modernista de 1822 foram marcantes,  nunca mais interrompida, mesmo com a crise na década de 30, quando conflitos entre a elite política e o governo federal resultaram na Revolução Constitucionalista de 1932. Com o desenvolvimento cada vez maior, a partir da década de 70 do século passado,  a cidade se viu obrigada a transferir boa parte do seu  parque industrial para os municípios vizinhos.  Hoje, São Paulo é uma atração de negócios mundialmente conhecida, destacando-se no setor de prestação de serviços, com centros empresariais de comércio como os diversos shopping centers e hipermercados. Na política, é termômetro de expressivos acontecimentos. Nos esportes, lidera o “ranking” brasileiro.  Nas ciências e artes é referência incontestável. No turismo, nem o atropelo de megalópole lhe  tira o mérito de ser a cidade atraente que é. Concentra a maioria dos eventos brasileiros, possui  uma cadeia hoteleira de alta categoria, restaurantes para todos os gostos,  tem grandes parques como o Ibirapuera, além de oferecer noitadas inesquecíveis com divertimentos para gregos e troianos, sejam eles brasileiros, italianos, japoneses e outros povos da sua miscigenação, ou turistas das mais diversas nacionalidades.
Roteiros – O ar de metrópole inspira rapidez, correria, olho no relógio. Mas tudo isso pode ser deixado de lado para apreciar a cidade, acredite, a pé. Alguns roteiros são fáceis de serem montados e exigem apenas um toque de criatividade. Em uma hora de passeio pelas ruas de São Paulo, no Centro, o turista tem a chance de admirar e participar de algumas das mais fantásticas opções de turismo da cidade. Exemplo são a Pinacoteca do Estado; Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa;  o Teatro Municipal; o Mosteiro de São Bento, com uma impressionante arquitetura típica do século 17; o Centro Cultural Banco do Brasil; a Praça da Sé é o chamado “marco zero” da cidade.
Shows e eventos religiosos e culturais ocorreram em diversos pontos da cidade, como no Catedral da Sé, Memorial da América Latina, Instituto Butantan, Museu de Imagem e Som, Parque Villa Lobos, Teatro Sérgio Cardoso, Biblioteca Mário de Andrade, Debate no Pateo do Collegio, Mercadão de S Paulo, Museu do Ipiranga, Parque do Ibirapuera, Praça da República, Parque da Juventude. Além de passeios ciclísticos, de trólebus e metrô. Os maiores eventos foram no Parque da Juventude. Houve às 18h, apresentação da banda Paralamas do Sucesso. Na Praça da República , às 20h no Centro de São Paulo,aconteceu o show do cantor Ney Matogrosso, organizado pela Secretaria de Cultura do município .

Nenhum comentário:

Postar um comentário