Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DOMINGUINHOS É ASTRO NO ARRAIÁ DE FORTALEZA

A Secretaria de Cultura de Fortaleza realiza, promove e apoia os festejos juninos,   reconhecendo estas manifestações populares como de alta valia para a população.   O  apoia manifesta-se  através de ações   refletidas nos eventos de rua, nas  quadrilhas e nos festivais espalhados pelos mais diversos bairros da cidade. Estão contemplados  o Arraiá de Fortaleza, que em 2012 leva ao palco do Mercado dos Pinhões o sanfoneiro e compositor Dominguinhos; e  a Festa de São Pedro dos Pescadores, que se realiza entre a Praia do Mucuripe e a Barra do Ceará.
O Arraiá de Fortaleza, homenagem ao  centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o acontece nos dias 9 e 10 de junho, em meio a uma festa cenográfica montada no quadrilátero que circunda o Mercado dos Pinhões. Com a bandeira de Santo Antônio devidamente hasteada, o espaço é emoldurado por bandeirolas e ganha ares de quermesse em meio às barracas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e sanfoneiros, brincadeiras e adivinhações.
O grande destaque do evento é o herdeiro e sucessor histórico do Rei do Baião, Dominguinhos, que comemora 50 anos de carreira e anima a noite de domingo com muito baião, xote e forró,  antecedido no sábado, às 21h, pela Orquestra Sanfonas do Ceará, sob a batuta do maestro Zé do Norte, com acompanhamento  de 12 sanfonas, privilegiando um repertório que também reverencia Gonzagão.
Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, inovou a arte do mestre. Deu a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião do seu padrinho, mas também não deixou de passear em outros ritmos da música brasileira. E é para prestar homenagem a seu mestre que ele sobe ao palco acompanhado de sua banda, com o show “Tributo ao Centenário de Luiz Gonzaga”.  No repertório, além de sucessos do próprio compositor, clássicos de Luiz Gonzaga como “Numa Sala de reboco”, “Estrada do Canindé” e “Xote das Meninas”.
Ao final do mês, de 26 a 29 de junho, com a festa de São Pedro dos Pescadores, a Prefeitura de Fortaleza  fecha o ciclo junino com mais quermesses, apresentações de quadrilhas e shows musicais no calçadão da avenida Beira Mar e  Praia do Mucuripe,  da  Igrejinha de São Pedro. A tradicional procissão marítima de jangadas é o ponto alto das comemorações, no dia 29, quando a imagem do santo protetor dos pescadores é levada sobre um andor para alto mar, após a missa campal. A festa é registrada como patrimônio imaterial de Fortaleza, junto com a pesca artesanal e a área poligonal do Mucuripe.
Outras animadas festas  juninos ocorrem em  todos os bairros da Capital, com a população  revivendo os arraiais” do passado.. A Secultfor, através do edital de festejos juninos, apoia 30 delas em diferentes bairros. São quatro eventos de rua e setenta e duas quadrilhas por meio de edital de seleção pública acompanhado pela coordenadoria de Culturas Tradicionais Populares. O investimento é de R$ 415.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário