Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

JUNHO É MÊS DE QUADRILHAS, FOGUEIRAS E FORRÓ

O mês de junho no Nordeste é de alegria. Em  todos os municípios da região prefeituras e o povo em geral promovem as mais divertidas e participativas festas folclóricas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. A motivação está no sangue das populações, que extravasam bom humor em memoráveis  ocasiões.  No Nordeste, é o mês de festas por toda parte. Com quadrilhas, fogueiras, forró e variada comida típica, sempre regada com muito chope, cerveja e cachaça.
Em vários locais, principalmente no Nordeste, milhares de pessoas se programam para dançar a tradicional quadrilha, experimentar os sabores dos derivados do milho,  do pé-de-moleque, da macaxeira e de outras comidas. Este ano, em especial, a maioria das festas da região homenageará o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
A festa de São João de Campina Grande (PB) é considerada uma das maiores do mundo e uma das que mais atrai turistas. Em 2012, a expectativa é receber dois milhões de pessoas.  Em Caruaru (PE), a animação também é grande e a expectativa para o evento, maior ainda. Em Sergipe, a tradicional festa do Caju terá sua 19ª edição. Os festejos começam em 15 de junho e seguem até o dia 29, na capital Aracaju. No Maranhão, a temporada  festiva  já começaram na semana passada, no Ceprama (Centro de Artesanato de São Luís), que fica na parte histórica de São Luís (MA). As festas juninas maranhenses são  marcadas  pela apresentação do tradicional bumba-meu-boi – a manifestação folclórica mais importante do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário