José Mário Caprioli, David Neeleman e Renan Chieppe, presidente do conselho de administração da Trip e comissários das duas empresas |
David Neeleman, fundador da Azul, é o presidente do Conselho de Administração da “holding” criada pela fusão das empresas Azul e Trip, ultimamente concluída, ficando a dele, como fundador e dos fundos de investimento Gávea e TPG com dois terços da nova companhia, enquanto os acionistas da companhia aérea norte-americana SkyWest (com 20% da aérea brasileira), e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca. O principal objetivo das duas companhias é explorar agressivamente o transporte regional, com uma frota de 120 aviões até o final deste ano.
A “holding” Azul/Trip motivará o mercado de aviação doméstica, liderada pela TAM e Gol. Especula-se que em breve haverá outra fusão entre empresas brasileiras de aviação. O grupo Gol está tentando adquirir a Webjet. Se isto acontecer, ficará com cerca de 15% do mercado doméstico. A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer (EMBR3) e turbo hélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na Trip, acordo que não se concretizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário