Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BARBALHA TERÁ 13 DIAS DE FESTA


Transporte do Pau da bandeira de Sto Antônio

A edição deste ano da Festa do Pau da Bandeira na cidade  de Barbalha  lembra o centenário de Luiz Gonzaga.  Certamente, as mais de 350 mil pessoas que comparecerão à tradicional festa junina, uma das mais animadas do Nordeste e a maior do Cariri do Ceará, terão momentos de muita euforia e confraternização. Na programação, noite das solteironas, levantamento do pau, grupos folclóricos, celebrações religiosas, quermesses e shows inesquecíveis.  Os 11 dias dedicados a Santo Antônio movimentam a economia não apenas de  Barbalha  mas de  toda a Região.  O encerramento acontecerá no dia 13 de junho, com grande romaria. 
Antes do início oficial dos festejos, no próximo sábado, dia 2, haverá a Noite das Solteironas, uma grande brincadeira com a fama casamenteira de Santo Antônio, organizada na Rua da Matriz. . Para animar, a partir das 20h30, haverá shows com Os Pelejas, Forró Tapera, Val Andrade e Fábio Carneirinho.
A partir de domingo, começarão propriamente as homenagens ao padroeiro Santo Antônio com  a missa,  às 7 horas,  na Igreja Matriz. Às 8 horas, a Alvorada Festiva mobiliza grupos folclóricos da região em uma bela apresentação pelas ruas de Barbalha. Enquanto isto, também às 8 horas, os devotos seguem para o Sítio São Joaquim, onde o imenso tronco de Jacarandá de 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas aguarda desde o dia 17 de maio para ser levado até o local em que será erguido. Nos ombros, o Pau é carregado por seis quilômetros até diante da Igreja, Levantado, tem ao topo a bandeira do padroeiro da Cidade. 
As apresentações musicais ocorrerão em quatro palcos armados em dois pólos: no Centro de Barbalha e outro no Parque da Cidade. A partir das 15 horas, os palcos do Centro recebem o melhor do forró com Ítalo e Renno,  Maurício Jorge e Fernandinho e banda,  no Palco Largo do Rosário; e, no mesmo horário,  estarão  Flávio Leandro, Leonardo de Luna e Maninho e banda, no Palco Marco Zero. À noite, o esquenta é com o forró pé de serra de Chico Pessoa, começando às 22 horas, no Parque da Cidade. Depois, a diva da música nordestina, Elba Ramalho, para coroar a festa. O grupo Cheiro Nordestino encerra essa noite. Nos dias seguintes e até o encerramento é festa para todo o lado, de dia e de noite.
Os festejos terminam com a Procissão de Santo Antônio e, à noite, com show da banda de música cristã Anjo de Resgate, a parir das 22 horas, no Parque da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário