Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

OLIMPÍADAS – O OLHAR DO MUNDO VOLTADO PARA LONDRES

Brasil x Camarões - Londres 2012 - Gol da Marta (Foto: Francois Lenoir/Reuters)

Amanhã, 27, começarão oficialmente os Jogos Olímpicos de Londres em solenidade que se anuncia majestosa  e que se iniciará  às 17 horas (21h GMT).  Ontem e hoje, porém já houve jogos de futebol nas categorias masculina e feminina. O Brasil estreou bem, quando a seleção feminina, comandada por Marta, aplicou a sonora coleada de 5 x 0 em cima dos Camarões. Na tarde de hoje, a seleção masculina comandada por Mano Menezes,  também venceu por 3 x 2. Quem já não se deu bem foi a seleção masculina de futebol da Espanha, que perdeu para o Japão por 1 x 0. México x  Coreia  empataram sem abertura de placar, enquanto também houve empate de 2 x 2 entre Honduras e Marrocos. 
DADOS GERAIS – São estes os dados gerais sobre as Olimpíadas:
A abertura dos Jogos Olímpicos será realizada amanhã, 27. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.
- O estádio Olímpico de Londres tem  capacidade  de 80.000 espectadores.
- As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.
- Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.
- A Tocha Olímpica passou  pelas mãos de 8.000 pessoas, durante 70 dias antes do evento. Saiu da Grécia em 18 de maio e chegou em Londres no último  dia 21.
- As meddaalhas foram confeccionadas pela empresa Royal Mint (situada no sul de Gales). Foramproduzidas 4.700 medalhas que terão com designer de  um artista britânico.
- Ao todo serão disputadas 29 modalidades de 26 esportes:
-  As sedes onde ocorrerão as competições são: Parque Olímpico (Zona Olímpica),  Zona do Rio (Zona Fluvial),   Zona Central.  
- Participação do Brasil -  O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) definiu que a delegação brasileira é composta por 259 atletas, sendo  136 homens e 123 mulheres que disputarão 32 modalidades olímpicas.
- A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 192 países e 13 territórios.
O BRASIL SE PROMOVE - O ritmo e as cores do Brasil atraíram a atenção da imprensa, autoridades, agências de viagens e formadores de opinião nos Jogos Olímpicos de Londres. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, lançou ontem uma grande campanha de publicidade para atrair turistas do mundo inteiro. O evento aconteceu no London Film Museum, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, do presidente da Embratur, Flávio Dino, além de outras autoridade
A ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Hortência Marcari, foi a mestre de cerimônia. Músicas típicas brasileiras tocadas ao vivo, como Aquarela do Brasil, animaram o encontro. Antes dos discursos oficiais, a plateia de aproximadamente 200 pessoas teve a oportunidade de assistir, em primeira mão, o vídeo que mostra turistas do mundo inteiro chegando ao Brasil de diversas formas: balão, avião, barco, asa delta e bicicleta. O slogan é "O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida.”
Outras ações já estão programadas para a campanha pelos próximos meses: 100 táxis londrinos serão adesivados por três meses; 6 ônibus de dois andares, por um mês; 500 paradas de ônibus, por duas semanas; além de anúncios em jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário