Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SALTO DE QUALIDADE NO TURISMO DO ARACATI


Garganta do Diabo, Praia de Fontainha, Aracati

O início do funcionamento do Aeroporto Dragão do Mar servirá sem dúvida para também começar nova e próspera fase de desenvolvimento do município de Aracati, principalmente no turismo que já é bem projetado.  Os vôos regionais que certamente virão e a duplicação da estrada CE-040 juntos com o novo campo de pouso serão os meios necessários para o salto de qualidade que se prenuncia. 
PIONEIRISMO - Foi pelo Aracati que o Ceará começou mesmo a ser “descoberto”. Vindos de Pernambuco os primeiros colonizadores ali se assentaram e depois partiram para conquistar os sertões do Jaguaribe, Icó, Inhamuns e o Cariri. La foi que surgiu a tão gostosa carne de charque, que os irmãos do Rio Grande do Sul “adotaram” e projetaram.   Já foi o polo sócio-cultural mais importante do Ceará. Hoje, é um dos mais prósperos municípios do Estado, destacando-se no comércio e no cultivo do caju, do coco, na agricultura diversificada e na carcinicultura.
TURISMO – Os casarões térreos e assobradados, quase todos revestidos com azulejos portugueses do século XVIII, são valiosa riqueza histórica e que fortalecem  o turismo cultural. As igrejas, monumentos e sítios históricos têm valor inestimável.  Aliás, sabe-se que o IPHAN está em estudos com a finalidade de tombamento e apoio restaurador. Indica-se ao turista que vier ao Ceará esticar o passeio até Aracati e se deliciar com momentos agradáveis ao caminhar e conhecer a Casa de Câmara e Cadeia (Câmara Municipal), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja da Matriz, Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, a casa de Adolfo Caminha, e o sobrado do Barão de Aracati (hoje Instituto do Museu Jaguaribano). Também ir até o litoral onde os coqueirais, dunas e falésias avermelhadas são um colírio para os olhos.  Redundância a é acrescentar-se que, em Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e outras praias menos nomeadas encontrará paraísos inesquecíveis, onde o nativo é um embaixador na recepção, os hotéis e pousadas são aconhegantes e a gastronomia à base de frutos do mar agradam o paladar mais exigente. 
Para resumir, o Carnaval de Aracati nos últimos anos é  apontado como o melhor do Estado. É preciso dizer mais? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário