Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FORTALEZA É DESTAQUE NO INTERESSE DOS TURISTAS


Estão com ótimo retorno os esforços do Governo do Estado, através da Setur/Ceará, naturalmente somados ao trabalho de outros segmentos do turismo, na melhoria das infraestruturas, capacitação e qualidade do serviço e promoção. Fortaleza é o segundo polo que mais desperta interesse em conhecer, atrás apenas de Fernando de Noronha (PE). No item que avalia qual destino as pessoas mais desejam conhecer, Fortaleza aparece como preferência para 10,9% dos entrevistados, à frente do Rio de Janeiro (10,7%) e atrás apenas do arquipélago, com 13,3%.
A constatação está na pesquisa “Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no Brasil – 2010/2011”, encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
O secretário do Turismo, Bismarck Maia, atribui o resultado ao “trabalho da Setur, que visa sempre deixar o Ceará no imaginário positivo dos brasileiros, melhorando a ambiência dos destinos e utilizando promoção contínua para não termos baixa estação, mas sim alta e altíssima estações”. Também lembra que o desejo de conhecer o Estado deve ser reforçado, devido à consolidação do Ceará como polo do turismo de negócios, com o Centro de Eventos do Ceará (CEC).    
Depois de Fortaleza, outros destinos do Nordeste estão entre os mais desejados. São eles: Salvador e Porto Seguro (BA), Natal (RN), Recife e Ipojuca (Porto de Galinhas - PE), Maceió (AL) e São Luís (MA). Fechando a lista dos vinte que despertam maior vontade de conhecer, estão cinco no Sul - Gramado e Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR); três no Sudeste - Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Aparecida do Norte (SP); dois no Centro-Oeste - Bonito (MS) e Brasília (DF) e no Norte, Manaus (AM). 
DESTINO DOS SONHOS - A região Nordeste foi apontada na pesquisa da Fipe como o destino turístico que desperta maior desejo nos brasileiros. Conforme a pesquisa, o Nordeste é o “destino dos sonhos”  dos turistas 54,2%. Os mais desejados pelos turistas brasileiros, em todas as regiões são: Sudeste (20,4%) e Sul (14,1%). Fortaleza é apontada como quarto destino mais procurado em viagens domésticas. A cidade representa 2,1% das viagens, atrás de São Paulo (5,5%), Rio de Janeiro (3,6%) e Salvador (2,2%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário