Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

COMISSÕES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA VISITAM OBRAS DO CAMPO DE POUSO ARACATIENSE


O secretário Bismarck Maia fala aos representantes da AL sobre as obras

Membros e  técnicos  da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa visitaram as obras do Aeroporto de Aracati, na última semana, ocasião em que foram acompanhados  pelo secretário de Turismo Bismarck Maia. Os serviços estão na fase final,  faltando  aspectos paisagísticos externos, como o plantio de árvores e grama  e ainda  a instalação das esteiras rolantes para bagagem, as quais devem chegar no dia 15 de junho.
O aeroporto tem estilo rústico, com colunas de madeira e telhado de palha de carnaúba, com tratamento especial anti-incêndio. “Este será o primeiro aeroporto turístico do Brasil. A arquitetura tem um estilo leve e moderno, com características regionais, bem diferente dos aeroportos convencionais brasileiros”, informou Bismarck  aos visitantes. Destacou ele  a importância econômica do aeroporto para o litoral leste do Estado e falou sobre a parceria entre o Governo do Estado e a TAM. A empresa aérea tem planos de construir numa área próxima ao aeroporto de Aracati uma base de manutenção e operação para venda de equipamentos e aluguel de aeronaves. Disse o titular da Setur que o projeto prevê a construção de um terminal de carga. “Além de entrada para turistas brasileiros e estrangeiros, o Aeroporto de Aracati é um local para escoamento e exportação da produção do polo de fruticultura do Vale do Jaguaribe e de outros produtos”, ressaltou.
 A engenheira Olga Valéria Barbosa falou que, além do novo terminal, a obra incluiu a ampliação da pista de pouso, que agora tem 1.800 metros e é toda iluminada, tem áreas de escape de 250 metros e um pátio de taxiamento de aeronaves. Além disso, o aeroporto tem capacidade de receber aviões de grande porte, como o Boeing 723. O terminal de passageiros, que está numa elevação próxima à margem do Frio Jaguaribe, terá ventilação natural, lojas, balcões para check in, lanchonetes, um restaurante e uma unidade anti-incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário