Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROGRAMA CAMINHA SP LANÇA ROTA FRANCISCANA


Antiga Basílica de Aparecida, onde foi o lançamento da Rota


No último dia, cinco de junho, começaram as ações dedicadas ao lançamento da Rota Franciscana – Frei Galvão, do Programa Caminha SP, numa iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. É mais uma vez um trabalho que se volta para o redescobrimento do potencial turístico de inúmeros municípios paulistas por intermédio de rotas pedestres, com base nas andanças de religiosos e bandeirantes pelo Estado, afirma Márcio França, titular da Pasta, que esteve presente ao evento.
O programa teve início às 11 horas, com a Benção do Caminho, por Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, na Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida..
 Em seguida, às 11h30, na vizinha cidade de Guaratinguetá, houve a inauguração festiva, com a participação do ator Paulo Vilhena caracterizado de Frei Galvão. Esta parte do lançamento ocorreu na Catedral de Santo Antonio, e às 12h30min, após os eventos de Aparecida e Guaratinguetá, uma benção final no Santuário de Frei Galvão.
Os caminhos percorridos por Frei Galvão apontam para a segunda metade do século 17 e, no total, são 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes, cortando duas das principais regiões turísticas do Estado, “Vale do Paraíba e Serras”  e “Alto Tietê – Cantareira” e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem, de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na Capital.
A rota de Frei Galvão que integra o Caminha SP é definido como um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, sempre inspirados na trajetória de personagens históricos que compõem a cultura paulista.
Com pórticos eletrônicos de monitoramento do caminhante, que emitem mensagens sonoras com informações dos atrativos turísticos dos 31 municípios, a rota é sinalizada com placas de orientação.  Vale ressaltar que o viajante pode escolher a cidade para partir, o número de dias, e a distância a ser percorrida em cada etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário