Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

BRASIL E URUGUAI


A relação dos brasileiros com os vizinhos uruguaios é grande e não é de hoje. Disputas, futebol e turismo são alguns dos principais motivos que temperam esse convívio na América do Sul. Em 2010, o país era o quarto emissor de turistas ao Brasil. No ano passado, pulou para a terceira posição, comprovando o bom momento vivido entre as duas nações no cenário turístico.
Após a Guerra da Cisplatina, em 1825, o futebol foi um dos protagonistas da amizade entre os países. Em 1930, o Uruguai sediou e venceu a primeira Copa do Mundo. Quis o destino que as bandeiras se encontrassem novamente em 1950, na Copa do Mundo organizada em terras verde-e-amarelas. Eles mesmos, os uruguaios, calaram o estádio do Maracanã, na final da competição, com mais de 200 mil brasileiros presentes à espera de uma vitória da Seleção Canarinho.
De acordo com a Demanda Turística Internacional, levantamento realizado pelo Ministério do Turismo entre os anos de 2004 e 2010, o segmento que mais atrai uruguaios para o Brasil é lazer. O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa (DEPES) do MTur, José Francisco Lopes, explica que os vizinhos sempre procuram as praias brasileiras e se interessam por nosso país pela proximidade e integração cultural. “Santa Catarina é o estado que mais recebe uruguaios. Além do fim de ano, a Semana Santa é um dos principais momentos em que em que as viagens são feitas de lá para cá”, conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário