Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

74 ANOS DE CRIAÇÃO DO PARQUE DO IGUAÇU


O Parque Nacional do Iguaçu completa hoje (foto), 10, 74 anos de criação. A comemoração vem sendo realizada no Centro de Visitantes, com inauguração do auditório, shows culturais, instalação da placa New Seven Wonder e corte do tradicional bolo de aniversário.·.
A primeira atividade do aniversário do Parque será a entrega do moderno auditório multimídia com capacidade para 200 lugares. As melhorias do espaço faz parte do contrato de concessão feito pelo governo federal com a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. Após a cerimônia no auditório será a vez do descerramento da fita de instalação definitiva da placa do título de Nova Maravilha da Natureza, conquistado no passado.
A festa popular será encerrada com os Parabéns e o corte do tradicional bolo de aniversário dos 74 anos. Para marcar a data o “Projeto Fenda” do músico Sérgio Copetti cantará as canções em homenagem ao Parque e a Foz do Iguaçu. Depois será vez da banda “O Quarteto” animar o público, apresentando o melhor da MPB.
O Parque Nacional do Iguaçu foi a segunda unidade a ser criada no Brasil, em 1939, pelo então presidente, Getúlio Vargas. A Unidade de Conservação onde estão as Cataratas do Iguaçu, recebeu em 2012, um público recorde de mais de 1,5 milhão de pessoas. 
VISITANTES - O Parque Nacional do Iguaçu registrou em 2012 o número de 1.535.382 visitas. O recorde supera em 10% os números de 2011, mantendo assim a projeção feita na época pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão gestor da unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. Em 2011 o atrativo recebeu 1.394.187 turistas.
Os números indicam uma tendência de crescimento de visitantes brasileiros. Em 2012 entraram 834.809 visitantes nacionais, equivalente a 54% do total da tabela. O Passe Comunidade, benefício que dá desconto de 90% no valor do ingresso a moradores de 14 municípios do entorno do Parque, teve um incremento de 6,30% no ano.
O feito foi comemorado também por órgãos públicos e privados de fomento ao turismo de Foz do Iguaçu, que alguns anos criaram a Gestão Integrada do Turismo, visando dar publicidade ao atrativo, principalmente após a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Nova Maravilhas da Natureza, em um concurso mundial organizado pela fundação suíça New Seven Wonders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário