Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

OS PROFETAS DA CHUVA REÚNEM-SE NO XVII ENCONTRO

De amanhã até o domingo, 13,  estúdiosos, acadêmicos, políticos e profetas da chuva do Sertão Central do Estado  se reunirão  em Quixadá, na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), para conhecer as previsões do inverno nordestino de 2013.
A programação começa amanhã com a XVII edição do festival Encanta Quixadá, o tradicional evento de trovadores e violeiros que vai embalar a noite. No sábado, inicia-se  a exposição das experiências e previsões dos 35 profetas convidados. Durante a noite, a partir das 19h, uma novidade desta edição: o Seminário “Convivência no Semiárido: técnicas de armazenamento de água e hábitos do sertão”. Na ocasião, estarão  presentes pesquisadores e educadores da área que vão discutir sobre as melhores condições de se manter uma vida em regiões de sertão. O domingo  ainda será dia de cultura. Além do encerramento do evento, durante o período da manhã haverá a apresentação do Reisado Boi Coração, da localidade de Boi D´Água (Quixadá).
TRADIÇÃO - Todos os anos os profetas observam os sinais da natureza e avaliam, através das crenças repassadas pelos seus antepassados, como será o inverno na região do Ceará. Essas previsões têm o intuito de auxiliar o sertanejo e agricultor a traçar planos e tirar o melhor proveito das chuvas ou até mesmo sobreviver ao período de seca. O encontro oficial acontece desde 1997 na cidade de Quixadá, reunindo pessoas do Sertão Central que possuem conhecimentos empíricos acerca da previsão do tempo e se baseiam pela observação e experiências com plantas, insetos ou outros animais para elaborar estimativas de como será o inverno que estar por vir . 
O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário