Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

INAUGURADA A MAIOR LINHA DE ALTA VELOCIDADE DO MUNDO


No dia do nascimento do líder comunista Mao Tsé-Tung (26/12/1893), a China inaugurou, em dezembro último, a linha de alta velocidade de maior extensão do mundo, ligando Pequim a Cantão. O percurso de 2.298 km entre as duas cidades foi realizado em oito horas, tempo  menor em  três horas do que era feito anteriormente. Houve  paradas em cinco cidades, com a composição gastando em média 300 km/h. 
Informa  a AFP  que “as primeiras conexões ferroviárias de alta velocidade na China foram inauguradas em 2007. Desde então, o país construiu a maior rede do mundo, com mais de 8.000 km no fim de 2010, número que deve dobrar até 2020”. 
Adianta a AFP que “ O desenvolvimento forçado, no entanto, foi marcado por escândalos de corrupção e por uma segurança insuficiente”. Antes do feito de dezembro passado, em 23 de julho de 2011,  houve, no leste da China,  um choque entre dois trens de alta velocidade, com consequências muito trágicas; 40 mortos  e  200 feridos. Diante das falhas, 54 funcionários, incluindo um ex-ministro para as Ferrovias, foram punidos. 
A linha Pequim/Cantão entra em operação em fevereiro próximo, época em que centenas de milhões de chineses viajam pelo país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário