Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ANIVRSÁRIO DE CUIABÁ: QUEIMA DE FOGOS E 30 BANDAS

memorial João Paulo II, Cuiabá

Este mês, mais uma grande festa  numa capital brasileira.  Mato Grosso completou 294 anos na segunda-feira  passada(8). Na celebração do acontecimento, houve várias atrações, como queima de fogos e um grande show, no memorial João Paulo II,  com mais de 30 bandas e artistas, entre eles Munhoz & Mariano, Calypso, Lucas Lucco e Cristiano Araújo.
Cuiabá é conhecida como “cidade verde”, por ser bem arborizada, e é famosa por um clima quente e úmido, em torno dos 32 graus. Os atrativos turísticos incluem um importante centro histórico, além de paisagens naturais, devido à proximidade da capital a regiões como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.
Além do novo estádio para os jogos da FIFA, a Arena Pantanal, Cuiabá terá novidades nas obras de mobilidade urbana, com a duplicação da Ponte Mário Andreazza e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 Na culinária da região, permanecem os traços tradicionais da cozinha indígena, portuguesa, espanhola e africana. Os peixes são a base das receitas cuiabanas. Pintado, pacu, piraputanga e pirarucu são pescados nos rios do estado e consumidos guarnecidos de mandioca, farinha, abóbora e banana.  Pacu assado, piraputanga na brasa e mojica de pintado, dentre muitos outros pratos, são receitas nascidas às margens dos rios por obra da inventividade dos ribeirinhos e ganham requinte e toques de gourmets nos restaurantes da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário