Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

“PARA CANTAR FORTALEZA” NA FESTA DOS 287 ANOS


A cidade de Fortaleza estará  em festas no próximo sábado, 13, em razão da chegada dos 287 anos da sua fundação. Muitas serão as comemorações, mas a mais destacada sem dúvida é a que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema, a partir da tarde. 
 A programação começa às 16h, na Arena Infantil, ocasião em que a criançada contará com uma programação especial.  Continuará  às 18h,  com o  show “Brincadeiras Cantadas”, do grupo Palavra Cantada,  projeto que convida todos a conhecerem o universo da música por meio da experimentação. Às 20h, é a vez do  show “Para cantar Fortaleza”, quando artistas locais se revezarão na Arena Principal do Aterro,  durante a comemoração do aniversário de 287 anos de Fortaleza. O show “Para Cantar Fortaleza” levará ao palco os músicos Carol Oliveira, Kátia Cilene, Di Ferreira, Guto Ribeiro, Lúcio Ricardo, Manassés e Marcos Lessa, que apresentarão um repertório de canções de compositores locais, como “Como Nossos Pais” (Belchior), “Coca-Colas e Iguarias” (Valdo Aderaldo), entre outras. Além deste show,  a Arena do Aterro receberá o show do cantor Milton Nascimento, a partir das 21 horas. Acompanhado da fadista portuguesa Carminha  e dos músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho, o artista apresenta show em celebração aos 50 anos de carreira.
CONTROVÉRSIA - Oficialmente, a cidade de Fortaleza completará 287 anos no próximo sábado, 13. Há uma controvérsia sobre a data exata de fundação da cidade. Para o  jornalista, professor  e historiador Geraldo da Silva  Nobre  “... não houve maiores atenções com a povoação, constituída por moradores - principalmente soldados negros e índios - em torno do forte de Shoonenborck (depois passando a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, com o resgate pelos portugueses), construído por Matias Beck, e o de São Sebastião, erguido na Barra do Ceará, por Martins Soares Moreno”. Para ele, a data de 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila, com responsabilidade de município, é historicamente correta para a fundação da cidade. Assim pensa também Cristiano Câmara. Mas este afirma, com base em documentos, ser 17 de março de 1823 a data em que de fato a  cidade passou a chamar-se de Fortaleza de Nova Bragança, nome de logo rejeitado,  preferindo-se  a denominação da antiga vila. Depois da Proclamação da República, em 1889, a cidade perdeu o nome da casa imperial e passou a chamar-se  de cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. 
O professor e historiador Adauto Leitão há  tempos vem em campanha para retroceder o dia  exato da fundação da cidade. Pelas suas pesquisas, a capital cearense começou a ser povoada pelos  portuguesas, sob o comando do capitão  Martim Soares Moreno.  No seu entender, a fundação aconteceu  no dia 25 de julho de 1604, no local onde hoje está o Cuca Ché Guevara,  na barra ao  lado do Rio Ceara.  Na data  houve o inicio da construção do Forte de São Tiago, ao lado do qual surgiu o povoado de Nova Lisboa.  
A luta do mestre ainda não logrou êxito, valendo o que está votado pela Câmara Municipal. Há um projeto de lei parado naquela casa legislativa da Capital sobre o assunto,  não relatado para a votação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário