Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ATÉ JULHO, MAIS 320 UNIDADES HABITACIONAIS NA VILA DO MAR


A Prefeitura de Fortaleza retoma o Projeto Vila do Mar


A primeira etapa do maior empreendimento turístico da zona oeste de Fortaleza, a Vila do Mar, foi da responsabilidade da administração Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Infelizmente, o grande empreendimento estruturante, que além de qualificar o turismo da Capital oferece melhores condições de vida para moradores do bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e o Pirambú, não chegou ao seu final, na imediações do antigo Kartódromo, ao lado do quartel da Marinha. 

Sensível à intenção do empreendimento, na tarde de quinta-feira (25/4),  houve a apresentação por parte da nova administração de Fortaleza do projeto Vila do Mar II, referente à retomada das obras de urbanização e reassentamento humano, na região do Pirambu e Barra do Ceará. Também faz parte do plano, a inclusão de novos empreendimentos sociais que irão consolidar a urbanização da área. O evento foi realizado na sede da Sociedade Esportiva e Cultural Arco Iris (SECAI) e contou com a presença da população local.
O encontro marcou a primeira audiência pública da nova gestão com os beneficiados do projeto Vila do Mar II, dirigido atualmente pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). Os órgãos irão administrar as demandas habitacionais, de equipamentos públicos e a conclusão dos 5 km de orla. Além disso, os gestores municipais anunciaram a construção de uma creche, um posto de saúde e mais 126 unidades habitacionais em uma nova Vila de Pescadores. A perspectiva é concluir o projeto por toda a orla da Barra do Ceará e acrescentar outras demandas que vão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas no local.
A presidente da Habitafor, Eliana Gomes, afirmou que o documento entregue será analisado pelos técnicos e marcou uma reunião no próximo dia 03 de maio, na sede da Fundação, para debater as proposições dos moradores. Eliana também declarou que, até julho deste ano, serão entregues mais 320 unidades habitacionais, compreendendo os terrenos II e III do Vila do Mar.
A perspectiva é que, até o final da segunda etapa do projeto, 14.486 famílias serão beneficiadas, com a construção de 1.560 unidades habitacionais, 2.490 melhorias habitacionais, 10.286 regularizações fundiárias e 150 aquisições de imóveis. Os investimentos do projeto, fixados em R$ 142 milhões, são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, dos Governos Municipal e Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário