Durante a 24ª Festa Pomerana, que se vem realizando em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, desde o último dia 27, a música e a cultura europeias agitam os capixabas e turistas. Até amanhã, o tradicional festejo terá apresentações, sorteios de vários prêmios e shows com atrações nacionais como destaques. Na extensa programação apresentações de grupos de danças folclóricas, eleição da Rainha Pomerana, desfiles culturais, encenação do tradicional casamento pomerano e show com a banda nacional Geração 80 (RJ)
SANTA MARIA DE JETIBÁ – O município é conhecido por reunir o maior número de descendentes de pomeranos no Brasil. A região foi colonizada principalmente por imigrantes europeus como suíços, luxemburguenses, alemães, holandeses e pomeranos. Apesar da diversidade de origem desses imigrantes, todos foram assimilados pela cultura pomerana, já que eles eram maioria. A população mantém viva suas tradições: parte da comunidade ainda se comunica por meio da língua pomerana, precisando, em certas ocasiões, da intermediação de intérprete, principalmente quando desejam ir à sede do município para fazer as suas compras ou utilizar alguns serviços.
Atualmente, estão em atividade em Santa Maria de Jetibá 10 grupos de danças folclóricas e 12 grupos de trombonistas, que fazem um trabalho de recuperação e preservação da cultura. O município integra a Rota Caminhos do Imigrante e se destaca pela produção de alimentos orgânicos e avicultura. Entre seus principais atrativos turísticos estão a Pedra do Garrafão, a Barragem do Rio Bonito e o Museu da Imigração Pomerana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário