Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MAIORIDADE DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL CANOA CRIANÇA

Há 18 anos, surgiu na comunidade de Canoa Quebrada/Ceará, uma instituição que acredita na arte como meio de transformação social.  A Associação Cultural Canoa Criança comemora neste ano sua maioridade com resultados bem gratificantes.
Em 1995, ano de sua fundação, a Associação começou ofertando aulas de reforço escolar para crianças de 7 a 11 anos, alfabetização de adultos, aulas de inglês e educação ambiental e oficinas de artesanato. A partir do ano de 2003, essas ações continuaram e foram somadas pelo desenvolvimento do projeto “ Circo Teatro Escola Canoa Criança “, ensinando, até hoje, técnicas de dança, teatro e práticas circenses para cerca de 140 crianças e adolescentes por ano.
Atualmente, cerca de 45 crianças e adolescentes dispõem de forma gratuita e diária de aulas de contorção, malabares saltos, cama elástica, tecido, pirâmides, trapézio, arame e perna de pau, além de um espaço estruturado para ações de leitura e artesanato. Todas essas atividades são aplicadas através da metodologia do Circo Social, onde a arte circense é construída através de um contexto de educação popular, usando o circo como uma pedagogia capaz de promover a cidadania, desenvolver a criatividade e construir saberes juntamente com os participantes.
Juntos, equipe e crianças já construíram e apresentaram nove espetáculos, realizam apresentações mensais na comunidade de Canoa Quebrada e apresentam-se, sempre que solicitado, em eventos do município de Aracati e cidades próximas, como Fortim, Icapuí e Fortaleza.
Agora, em comemoração aos seus 18 anos, a turma da Canoa Criança apresenta seu décimo espetáculo, intitulado "Acqua". Uma homenagem à agua, elemento essencial da vida e que faz parte da campanha internacional da ONU com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso. O espetáculo tem sido apresentado durante este ano em algumas seções especiais. E Fortaleza não ficará fora desta comemoração, em novembro vem aí Acqua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário