Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

AVIAÇÃO REGIONAL EM DEBATE NO SENADO

Especialistas ligados a empresas privadas e instituições públicas do setor de aviação destacaram, na última segunda-feira (30), durante debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado a importância do investimento em infraestrutura para o crescimento da aviação regional.
Para Victor Celestino, diretor de Relações Institucionais da empresa Azul, não é somente a falta de infraestrutura aeroportuária que dificulta a ampliação dos serviços na aviação regional. O diretor explicou que a limitação da infraestrutura rodoviária, a inexistência de transporte ferroviário e o custo elevado na utilização do automóvel encarecem as viagens dos passageiros e restringem a demanda pelo serviço. Destacou o executivo também a importância do investimento em aeronaves de pequeno porte, já que somente esse tipo de avião permite o acesso a aeroportos menores e a consequente ampliação da aviação regional. Disse ele que todos os 105 aeroportos nos quais a Azul opera necessitam de algum tipo de investimento, seja para aumento da capacidade, seja por questões regulatórias.
O Superintendente de Segurança Operacional da Anac, Wagner William de Souza Moraes, explicou que, em termos de segurança operacional, a falta de infraestrutura pode gerar riscos. 
Representando o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, o assessor Mário Rodrigues informou que o Programa de Investimentos em Logística promoverá a adequação de 270 aeroportos com uma previsão de gastos de R$ 7,3 bilhões. Segundo ele, serão adequados 67 aeroportos do Norte, 64 do Nordeste, 65 no Centro-Oeste e 43 na região Sul. Entre as mudanças realizadas, Mário Rodrigues destacou a implantação de novas pistas nos aeroportos e a reforma e ampliação de pistas já existentes.
O representante do Centro de Investigação e  Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Henrique Rubens de Oliveira, afirmou que a presença de aves nas proximidade dos aeroportos é um grande fator de risco de acidentes. Grande parte dos municípios lançam resíduos em lixões que atraem os animais em busca de alimentos.O representante do Cenipa observou que o problema deve ser levado em consideração no planejamento da ampliação dos aeroportos. (Com a Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário