Tradicional apresentação "Domingo Musical " na SCAJ conta com mais de 100 edições. |
A Sociedade Cultural Alemã de Joinville - Deutscher Kulturverein Joinville - completou no dia 3 deste outubro 14 anos de existência. Como é de hábito, aproveitou a oportunidade para homenagear três personalidades, entidades ou empresas joinvilenses que dedicaram e continuam dedicando parte do seu tempo ao resgate e à preservação da cultura germânica. Com os três de 2013 já são 47 homenageados. O fato é apenas um pequeno acontecimento, diante da importância dessa data que, em nível mundial, relembra a memorável Reunificação da Alemanha, depois de 38 anos de cruel separação e por isso escolhida para a fundação da SCAJ.
A eleição dos agraciados que receberam o troféu “HILDA ANNA KRICH”, confeccionado pela artista plástica Marli Swarowsky, foi realizada de forma democrática, em reunião da diretoria da Sociedade Cultural Alemã. O nome do troféu é uma homenagem à memória de HILDA ANNA KRICH, que em vida muito lutou pela preservação da cultura germânica em Joinville e nunca foi devidamente reconhecida pelo seu empenho.
As homenagens deste ano vão para Helena Richlin, respeitada tradutora do Arquivo Histórico de Joinville e que transforma textos em alemão, incluindo escrita gótica para o português ou vice-versa, trazendo à tona muitos e importantes episódios e acontecimentos dos tempos da colonização. Outro homenageado é o jornalista Herculano Vicenzi, que completa 40 anos de profissão e lança um novo livro. Herculano baseou sua vida de repórter principalmente no interior de Joinville, revelando as ações que parecem pequenas, mas são grandes, dos agricultores e famílias que ganham a vida nas áreas rurais. A terceira homenageado foi para a Orquestra Filarmônica da Sociedade Harmonia Lyra, que escreveu longa trajetória de sucesso cultural e musical em Joinville. O troféu foi entregue a Ivo Birckholz, que desde 1970 administrou a Orquestra, e dedicou incontáveis horas da sua vida ao empreendimento.
DOMINGO MUSICAL - No domingo (6), a partir das 10h30min, a Sociedade Cultural Alemã - Deutscher Kulturverein Joinville, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville promove mais uma edição do Domingo Musical, na Casa da Memória/Cemitério do Imigrante.
A atração musical será o Conjunto Compasso Livre, com mais de 10 anos de atuação, que foi destaque no projeto “música antiga” e que apresenta arranjos musicais inéditos e exclusivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário