Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CÂNDIDO PORTINARI EM EXPOSIÇÃO EM BELÉM

Sérgio Melo, diretor do MHEP
Será aberta no próximo dia 14 de janeiro, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), a exposição "Portinari na Coleção Castro Maya", que chega pela primeira vez a uma capital do norte do País. Composta por 57 obras originais, entre pinturas, desenhos e gravuras produzidas entre os anos de 1938 e 1959, a mostra evidencia a relação de amizade entre Portinari e o mecenas e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), que resultou na acumulação do maior acervo público do pintor - considerado o maior artista da pintura modernista brasileira -, e permanecerá na capital paraense durante dois meses.
Belém é a terceira capital brasileira a receber a mostra, e o processo que levou à escolha da cidade para sediar a exposição obedeceu a vários critérios estabelecidos pelo Ministério da Cultura. 
Sérgio Melo, diretor do MHEP, disse: "A capital paraense foi aprovada por ter atendido a todas as condicionantes estipuladas pelo MinC. Em particular por possuir um museu equipado, aparelhado e com uma equipe multidisciplinar treinada”.Acrescentou  o dietor que um forte esquema de segurança, dentro e fora do museu, foi montado para a preservação das peças, incluindo o apoio da Polícia Federal no transporte das obras, que começaram a chegar a Belém no dia 20 de dezembro passado. (Com a Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário