Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

EM QUIXADÁ: PROFETAS DA CHUVA DIZEM O QUE PENSAM DO INVERNO

Profetas oram antes de apresentar as previsões para o ano de 2013 - Foto Crisanto Teixeira
A partir de amanhã e até o próximo domingo, como anualmente acontece,  estarão reunidos em Quixadá destacados e experientes estudiosos sertanejos e personalidades do mundo científico, no  XVIII Encontro de Profetas da Chuva, um evento que sempre chama muito a atenção dos  nordestinos, principalmente agora que  estamos atravessando três anos de uma das maiores secas de todos os tempos. O encontro será na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece), acesso pela estrada do açude Cedro (Km 3).
Os “profetas da chuva” após as observações do ano passado,  trocarão ideias e cada um dirá  o que pensa do inverno (temporada de chuvas) na Região,  neste 2014. Assim como no passado, serão repassadas experiências, como as do farmacêutico  Roque Macedo, já falecido,  que tirava suas conclusões sobre o inverno futuro observando o suor do sovaco dos pebas.  Várias crendices estarão entre as conversas dos participantes do interessando certam. Para estes estudiosos empíricos do tempo, os prognósticos de boas chuvas poderão acontecer, por exemplo,  se  equinos e bovinos suassem nas madrugadas; ou a “boca” dos de formigueiros estivessem voltadas para o poente ou em razão da floração do mandacaru, além de inúmeras outros fatos fossem observados.
O Encontro terá ainda mais importância pela participação de convidados especiais, entre os quais sociólogos, doutores em antropologia e técnicos renomados. A ciência junta com o empirismo muito dialogará sobre o problema da seca.   
Eis a programação completa deste XVIII Encontro dos Profetas da Chuva:  
Amanhã, 10, na Fundação Cultural de Quixadá, às 19 horas – Abertura oficial; às 20 horas – Encanta Ceará m- Apresentação de Violeiros. 
Sábado, na ACOCECE,  às 8 horas – Café da manhã; às 9 horas – Solenidade de abertura, fala das autoridades, depoimentos dos profetas. Às 19 horas, na Fundação Cultural – Seminário: Convivência com o semi-arido; Técnicas de armazenamento de água, hábitos do sertão.
Domingo, na ACOCECE, AS 8 HORAS – Café da manhã, quando haverá exibição de fotos; Bate-Papo com os profetas e avaliação final. No encerramento, apresentação de reisado do Boi Coroado, da localidade de Boa Água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário