Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FESTIVAS COMEMORAÇÕES NOS 398 ANOS DE BELÉM

Estação das Docas - Belém - Pará
Com justa razão e júbilo, o povo paraense comemorará no próximo dia 12, domingo, os 398 anos de emancipação política de Belém. Portal de entrada da Amazônia, a capital paraense sempre se revelou uma das  líderes em importância entre as capitais brasileiras.  Destaca-se na política e na economia do País, sendo privilegiada por ter uma natureza altamente pródiga e um povo pioneiro, bravo e empreendedor.
Belém  sempre se destacou no turismo religioso pela realização do Círio de Nazaré, um evento que , atrai multidões de brasileiros e estrangeiros e que se realiza anualmente nos meses de setembro a outubro.   No momento está em  grande desenvolvimento nas outras modalidades de turismo, seja de natureza ou cultural,  de esporte ou lazer, graças à política há pouco implantada pelo governo. Com as novas ações, sem dúvida Belém é um dos melhores destinos turísticos brasileiros. 
HOMENAGEM A 21 PERSONALIDADES - Este ano serão 21 as personalidades agraciadas pela comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, durante a programação de aniversário de Belém,  na manhã d domingo, 12, na Praça da Bandeira. A homenagem representa o reconhecimento àqueles que se destacaram em suas respectivas áreas e ajudaram a promover o desenvolvimento do município.
Instituída pelo Decreto n° 14.535, de 1º de agosto de 1978, pelo então prefeito Ajax Carvalho D'Oliveira, a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, que carrega o nome do fundador do município de Belém, já foi entregue a centenas de personalidades. Em 2013, foram entregues 16 medalhas. 
NA ESTAÇÃO DAS DOCAS  - A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, promoverá uma programação cultural especial para comemorar o 398° aniversário de Belém.  No domingo, 12 de janeiro, o Boi Veludinho e o Grupo Unidos por Marapanim animam a festa, a partir das 17h, na orla do complexo turístico. A programação é gratuita.
Mascarados, cabeçudos e o boi vão desfilar em cortejo pela orla da Estação. Acompanhados pela bandinha de fanfarra, os integrantes do Boi Veludinho interpretarão canções autorais que remetem à alegria do Carnaval. Em seguida, é a vez do grupo "União por Marapanim" apresentar uma mostra do carimbó de pau oco. Na ocasião, vai ser lançada a segunda etapa do Festival do Carimbó de Marapanim “O Canto Mágico da Amazônia” . “
ROTEIRO GEO TURÍSTICO - No dia em que  Belém completa 397,  o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (GGeotur/UFPA) realizará  o Roteiro Geo-Turístico “A pé pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará”, O encontro terá início no Forte do Presépio, no bairro da Cidade Velha. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Os participantes do roteiro irão visitar locais como o Forte do Castelo, Feira do Açaí, Praça Frei Caetano Brandão, Igreja da Sé, Rua Siqueira Mendes (antiga Rua do Norte, primeira rua da capital paraense), Casa Rosada, Fábrica Soberana, Praça e Igreja do Carmo, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João. Em seguida o grupo passa pela Rua Tomázia Perdigão, Palácio Lauro Sodré (Museu Histórico do Estado do Pará), Palácio Antônio Lemos (onde funcionam a Prefeitura e o Museu de Arte de Belém), Praça Dom Pedro II, Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Praça do Relógio e para o Museu do Círio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário