Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

HOJE APRESENTAÇÃO DO PAITT NA UNIFOR

Na tarde de hoje, sexta-feira, a Prefeitura de Fortaleza realizará um seminário para apresentação do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt). O evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), e será  direcionado ao público interessado em conhecer o projeto, especialmente aos alunos e professores das Faculdades e dos Cursos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Conforme a Prefeitura, o  Paitt é um  plano com estratégias de curto prazo para a melhoria de transporte e trânsito em Fortaleza, com ações a serem executadas até dezembro deste ano. Até o início de junho começam a ser implantados os primeiros projetos-piloto de soluções para diversos problemas de mobilidade, com a melhoria de pontos críticos de trânsito; a implantação de um novo modelo de estacionamento da cidade; reformulação da operação e fiscalização de trânsito; redesenho das rotas de transporte público; e a modelagem de binários, sendo o projeto-piloto nas Avenidas Santos Dumont e Dom Luís.
Na ocasião,  a equipe técnica do Plano  mostrará  sugestões de intervenções na Capital, com foco maior na implantação do Binário da Aldeota. A ideia é dar continuidade a mão única já existente na Av. Santos Dumont, ampliando da Rua Tibúrcio Cavalcante até o cruzamento com a Av. Engenheiro Santana Júnior. A Dom Luís terá sentido contrário (Praia-Centro) em toda sua extensão. O binário passará a valer a partir de 31 de maio.
Os técnicos explicarão as razões de segurança para retirada dos canteiros centrais das duas avenidas; sobre o transplantio das árvores a ser realizado e o projeto de paisagismo para o local; e a necessidade de intervenções na rotatória da Praça Portugal. O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Paitt,  Luis Alberto Saboia, afirmou que a equipe estará aberta para sugestões.
O Paitt prevê ações táticas imediatas, porém é parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Fortaleza, que exige ações de médio prazo como a realização de Pesquisa Origem/Destino, inauguração de novos corredores de ônibus e intervenções para melhoria da malha viária; além de ações a longo prazo, como o Projeto Fortaleza 2040, plano que estabelecerá as diretrizes de uso e ocupação do solo e eixos de crescimento para o futuro da Cidade.
A POLÊMICA CONTINUA – Tão logo a Prefeitura de Fortaleza se dispôs a começar os trabalhos, nas últimas semanas, houve uma série de protestos em relação, principalmente, à completa modificação da Praça Portugal, que daria lugar para o cruzamento das avenidas Desembargador Moreira com a  Dom Luís.
Os trabalhos na  Dom Luís começaram, mas a Justiça impediu que não houvesse nenhuma intervenção em  relação à Praça Portugal enquanto não ocorresse pronunciamento da Câmara Municipal. O prefeito Roberto Cláudio vem afirmando que é sensível aos apelos dos que apresentam restrições às obras em questão. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. 
PLANO DE AÇÕES - O Secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, esteve presente na sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza,  quarta-feira, 12, para apresentar aos vereadores o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza, PAITT. Sobre a instalação dos binários na Avenida Dom Luís e Avenida Santos Dumont, João Pupo explicou: “A gente que colocar melhor iluminação, estabelecer uma faixa exclusiva para o transporte público, três faixas para veículos privados e também uma ciclofaixa. Isso tanto para a Dom Luís como para a Santos Dumont”. Por fim, afirmou,  a respeito da Praça Portugal,  que a mesma não comporta mais o fluxo de carros que passa constantemente, o que gera problema no trânsito naquele espaço, e que a Secretaria estudou diversas alternativas como a implantação de túneis, que a primeira vista poderia melhorar a circulação de trânsito no local, mas que com o tempo, seria pior. 
A Câmara Municipal irá se pronunciar sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário