Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

JOÃO PESSOAS UM PASSEIO PELA CIDADE ONDE O SOL MADRUGA

Casario do Centro histórico
Lembrando o notável e saudoso poeta, compositor, pintor e cantor Dorival Cayme, que está sendo festejando pelos seus 100 anos de nascimento, afirma-se que quem ainda não foi a João Pessoa, vá. Tire alguns dias para usufruir de bons momentos numa cidade hospitaleira, de um verde que conduz a bem-estar e, melhor ainda, oferece ao visitante oportunidade  para lazer e alargar conhecimentos. É a terra onde o sol madruga para melhor se aproveitar o dia, a partir da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
CULTURA VARIADA - Como Campina Grande e alguns outros municípios paraibanos, João Pessoa, com cotumes enraizadas nas origens ibéricas, africanas e indígenas, é detentora de rico patrimônio cultural, refletido nas danças,  folguedos e várias outras manifestações religiosas e populares.  
Já em 1889 , com arquitetura neoclássica passou a contar com o ainda hoje  mais importante da terra, o  Teatro Santa Roza. Mas nas artes cênicas oferece ainda ao público o Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego (considerado um dos mais modernos do nordeste), o Teatro de Arena, o Teatro Lima Penante, Teatro Ariano Suassuna, Teatro Piolin, Teatro Santa Rosa e Teatro Ednaldo do Egypto. 
Ainda na área cultural o turista pode alargar conhecimentos no Centro Cultural São Francisco Fundação Casa José Américo Casarão 34 Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes Museu José Lins do Rego. 
PRAIAS e PARQUES - Não é tão longa a costa marítima da Paraíba. João Pessoa vai pelo mesmo caminho. Em compensação, as mais nomeadas são de uma beleza sem par, seja no litoral norte, seja no do sul, umas ornadas de coqueirais, outras de falésias; águas mornas, piscinas naturais,  transparentes, convidativas para bons mergulhos, prática de esportes ou simplesmente usufruir de momentos preciosos de lazer. No litoral norte, afamadas são a Ponta do Seixas, onde, na despedida do dia, se ouve Ravel, com eximia execução. Já Tambaba, não muito longe da Capital, é internacionalmente conhecida pela prática do naturismo, a primeira oficialmente reconhecida no Nordeste. 
Na orla marítima de João Pessoa, destacam-se Tambaú, Cabo Branco, estas bem estruturadas e movimentadas durante o dia ou à noite, convidativas para caminhadas ou simplesmente viver momentos de satisfação e alegria. A maior atração da Praia do Bessa sem dúvida, além do seu coqueiral é opção de, com muita calma, se contemplar a bela natureza.
Nos momentos de contemplação da natureza ao mesmo tempo de ficar mais bem informado, nada melhor do que reservar agenda para visitar os Parques Arruda Câmara e do Aratu, assim como o Jardim Botânico Benjamim Maranhão – Mata do Buraquinho. 
GASTRONOMIA E ARTESANATO - A culinária paraibana é um referencial no Nordeste. Abre aos visitantes oportunidade de apreciar deliciosa combinação de sabores e cores ao degustar caldinhos de caranguejo com leite de coco. Não esquecer que, embora mais oferecidos no  centro-norte paraibano,  a carne-de sol está presente no cardápio dos vários restaurantes da Capital, sempre acompanhada de macaxeira, feijão verde e manteiga da terra. A comida típica prende,  porém, não significa que os vários restaurantes também oferecem  variados pratos da cozinha nacional e internacional.
Quanto ao artesanato, João Pessoa é referência no artesanato. A Casa do Artista Popular é um espaço permanente de divulgação do que a Paraíba produz de melhor. Peças ricas e variadas são provas do que o artesão local  produz.  O Salão do Artesanato Paraibano, que acontece uma vez ao ano,  reúne mais de cem artistas, que na ocasião mostram e vendem o que produzem

Nenhum comentário:

Postar um comentário